Redes em Rede
Este é um espaço reservado para a apresentação e o registro de iniciativas ou parcerias entre as RedesFitos, com Escritório sediado no Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS), e outras redes de pesquisa, formadas por grupos de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, instituições de pesquisa e ensino, governo e organizações não governamentais. Todas voltadas às ações que busquem fomentar, discutir, formular e desenvolver parcerias, relacionadas às diversas áreas do conhecimento, que colaborem para a promoção da inovação em medicamentos da biodiversidade com responsabilidade ambiental e social.
Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)
Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) é um espaço de convergência entre movimentos, redes e organizações da sociedade civil engajadas em experiências concretas de promoção da agroecologia, de fortalecimento da produção familiar e de construção de alternativas sustentáveis de desenvolvimento rural. A ANA articula redes estaduais e regionais, que reúnem centenas de grupos, associações e organizações não governamentais em todo o país e movimentos sociais de abrangência nacional.
Assossiação Brasileira de Agroecologia (ABA)
A associação realiza e apoia ações dedicadas à construção do conhecimento agroecológico, buscando apoiar e organizar eventos de socialização de conhecimentos; estimular a participação de profissionais que se dedicam a este enfoque; manter publicações para a divulgação científica e técnica; dialogar com a sociedade para despertar o interesse por questões de caráter socioambiental; analisar e propor políticas públicas coerentes com os desafios contemporâneos; e, defender a proteção da biodiversidade como condição indispensável para o alcance de agroecossistemas sustentáveis.
É um sistema de informações sobre iniciativas da agroecologia. Nele você pode encontrar, cadastrar e enviar comentários sobre experiências, grupos, coletivos, redes e pessoas vinculadas às iniciativas de Agroecologia. As buscas pelas iniciativas podem ser feitas por localização geográfica, por áreas temáticas, por identidades dos atores envolvidos, por busca livre, entre outros filtros. Os resultados das buscas são apresentados em lista ou em mapa.
Este portal é um canal de comunicação do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) para partilhar experiências e estudos acercadessa modalidade de cuidado com pesquisadores, trabalhadores, gestores e usuários do SUS. Com escritório físico no Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco), no Recife, o ObservaPICS reúne pesquisadores e colaboradores técnicos da fundação e de outras instituições do país.
Parceria Biodiversidade + Inovação
Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia - ACFB/ANF, uma sociedade civil científica, de âmbito nacional, com o objetivo de estudar, debater, divulgar, educar e colaborar como órgão consultivo em atividades nacionais e internacionais, em tudo o que se relacione com as ciências farmacêuticas. Estruturou o projeto Parceria pela Biodiversidade + Inovação (P>B+i), na busca de converter o potencial da biodiversidade em ganhos financeiros e bem estar social, de forma sustentável.
O Projeto Rota da Biodiversidade é uma parceria bem-sucedida entre o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e as RedesFito/Fiocruz. O Rota da Biodiversidade tem como objetivo a criação de polos de desenvolvimento de fitoterápicosno Brasil estruturando projetos que fortaleçam a cadeia produtiva de plantas medicinais.
Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais
SBPM é uma associação de caráter científico e cultural, com autonomia financeira e administrativa, sem quaisquer fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado, constituída por um número ilimitado de associados. O grande número de pesquisadores dedicados à pesquisa de plantas medicinais no Brasil expressos a cada Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, que teve início em 1967, culminou com a criação da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais - SBPM em 17 de outubro de 1998.