Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos - PAF
A Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos (PAF), do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos/Fiocruz é uma Plataforma de Serviços Tecnológicos que realiza estudos, serviços e assessoria relacionados a inovação em medicamentos da biodiversidade.
A PAF, localizada no Campus Fiocruz Mata Atlântica – RJ, presta os serviços de georreferenciamento, identificação botânica, perfil químico e qualitativo e, quando possível, a identificação genética das plantas, através de projetos desenvolvidos por seus laboratórios.
A Plataforma possui uma equipe multidisciplinar, com expertise nas diferentes etapas do desenvolvimento da base da cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos, que desenvolve pacotes tecnológicos e metodológicos para a produção e análise de amostras de plantas medicinais com qualidade, rastreabilidade e certificação. Este desenvolvimento possibilita a validação, atualização e criação de protocolos de identificação botânica e genética, cultivo, beneficiamento, qualidade vegetal e análise química, etapas que estruturam a base da cadeia produtiva e tecnológica de plantas medicinais.
As etapas do desenvolvimento de medicamentos da biodiversidade envolvem diversas áreas do conhecimento: Botânica, Agronomia, Ecologia, Química, Farmácia, entre outras. A necessidade de interação entre as áreas, a complexidade química das plantas medicinais e sua variação quantitativa e qualitativa (como resultado a pressões ambientais e climáticas) são aspectos que trazem grande dificuldade para o desenvolvimento de medicamentos a partir de espécies vegetais da Biodiversidade. Outro fator que interfere no desenvolvimento destes medicamentos é a dificuldade de interligação entre as diferentes etapas da cadeia produtiva. Como alternativa para minimizar o problema, o Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS), implantou a Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos (PAF).
A PAF tem como princípio a produção agroecológica com respeito a biodiversidade e o desenvolvimento regional, pautado na diversidade dos biomas brasileiros. Desta forma as atividades da Plataforma são essenciais não apenas para os setores da Fiocruz que trabalham com plantas medicinais, mas também para as instituições e outros parceiros desta área. Os serviços e produtos desenvolvidos na PAF são para atender demandas de projetos do CIBS, grupos de pesquisa das unidades da Fiocruz e projetos das RedesFito, muitos deles vinculados a programas do Ministério da Saúde.
A Plataforma presta serviços, realiza estudos e oferece assessoria através de projetos desenvolvidos por seus laboratórios:
Setor de Biologia da Biodiversidade (SBB)
Trabalha no desenvolvimento e na coordenação de projetos e atividades técnico-científicas, para a validação de um pacote metodológico, a partir de respostas da padronização das metodologias a diferentes variáveis e localidades.
O SBB está assim estruturado:
Laboratório de Botânica
Responsável por coletas internas e externas de material vegetal, abrigo de espécies medicinais in vivo, identificação taxonômica das espécies coletadas, guarda de sementes de espécies em estudo e banco de germoplasma. O LBB garante a rastreabilidade e a certificação da identidade de plantas medicinais através da manutenção do Herbário e de laudos técnicos de determinação botânica.
Laboratório de Genética
No setor de genética é realizada a identificação molecular, que tem o papel de complementar a identificação botânica. São aplicados também estudos genéticos de populações de plantas medicinais.
Laboratório de Agroecologia
Realiza pesquisa, validação e aplicação de métodos e técnicas agroecológicas para a produção de plantas nas áreas de propagação, cultivo e manejo de plantas medicinais. O laboratório abriga e realiza a manutenção da Coleção de Plantas Medicinais da Fiocruz a ser indexada no Ministério do Meio Ambiente.
Laboratório de Beneficiamento Primário
Este laboratório efetua as etapas de seleção, secagem e moagem da matéria-prima vegetal. Trabalha no desenvolvimento e validação de métodos do processamento primário de plantas medicinais.
Laboratório de Qualidade Vegetal
O laboratório assegura a qualidade dos produtos produzidos no laboratório de biologia da biodiversidade.
Setor de Química da Biodiversidade (SQB)
Trabalha na área de desenvolvimento de metodologias de obtenção de extratos, análise fitoquímica e desenvolvimento de fitomedicamentos a partir de espécies vegetais da biodiversidade.
O SQB está assim estruturado:
Laboratório de Extração
Responsável pela obtenção de extratos vegetais padronizados em escala de bancada e semi-industrial por diferentes métodos de extração. Realiza o serviço de obtenção de extratos líquidos, moles, secos e liofilizados através de protocolos padronizados e com rastreabilidade do processo. Possui um Banco de Extratos de espécies vegetais da Biodiversidade Brasileira analisado por todos os setores da PAF com diversas informações da cadeia produtiva.
Laboratório de Química Analítica
Responsável pela análise química instrumental e fitoquímica da matéria-prima vegetal, dos extratos e do produto final. No laboratório realiza-se o desenvolvimento de metodologias analíticas específicas para fitoterápicos e a identificação e quantificação de marcadores químicos e componentes majoritários. O laboratório determina a composição química das espécies vegetais analisadas através de métodos cromatográficos, fornecendo subsídios para a proposição de critérios de qualidade.
Laboratório de Farmacotécnica
Responsável pelo desenvolvimento de insumos ativos a partir de extratos vegetais padronizados para serem utilizados em formulações fitoterápicas. Realiza o desenvolvimento de formulações de diferentes formas farmacêuticas para os insumos vegetais. Todos os desenvolvimentos são realizados através de protocolos padronizados e com rastreabilidade do processo. Desenvolvimento de armazenagem do produto acabado e embalagem.
CONTATO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS
Campus Fiocruz Mata Atlântica
Estrada Rodrigues Caldas, 3400 • Taquara
CEP 22713-375 • Rio de Janeiro • RJ.
Tel: (21) 24434742
E-mail:
Coleção Botânica de Plantas Medicinais
A Coleção Botânica de Plantas Medicinais, CBPM, foi criada em 2001 com apoio do Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz e da Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos (PAF) do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS) de Farmanguinhos/Fiocruz.
A CBPM tem por objetivo garantir a determinação botânica e a rastreabilidade de espécies vegetais de interesse medicinal a fim de favorecer o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, fomentando o uso sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento de projetos de CT&I relacionados a medicamentos de origem vegetal.
O acervo engloba exsicatas de vegetais de interesse medicinal, distribuídas em 145 gêneros de 62 famílias botânicas. As famílias botânicas mais representativas na coleção são Asteraceae, Fabaceae, Lamiaceae e Myrtaceae. O acervo foi informatizado com o auxílio do programa: Botanical Research and Herbarium Management System (BRAHMS). As imagens das exsicatas são digitalizadas através de escâner de alta resolução.
A Coleção dedica-se a coleta, georreferenciamento, armazenamento, permuta, preservação e determinação botânica de plantas medicinais, além de prestar assessorias nas áreas de botânica, farmacobotânica e etnobotânica a fim de atender a instituições cujos projetos sejam cadastrados na PAF.
SERVIÇOS
A CBPM realiza os seguintes serviços institucionais:
- Coleta, georreferenciamento, herborização e confecção de exsicatas de material botânico de interesse medicinal.
- Empréstimo, doação e permuta de exsicatas para instituições de ensino, pesquisa e saúde, cujas solicitações são analisadas pelo curador.
- Depósito de exsicatas provenientes de projetos de pesquisa e/ou outras coleções.
- Determinação botânica por meio de consulta a bibliografia especializada, comparação com outras exsicatas e/ou consulta a colaboradores externos que sejam especialistas no táxon em questão, seguindo os procedimentos gerenciais padrão (PGP) do herbário.
- Consulta ao acervo, através de agendamento de visitas.
- Assessorias.
- Treinamento em coleta, georreferenciamento, herborização e confecção de exsicatas de material botânico de interesse medicinal.
- Palestras sobre a importância da correta determinação botânica de plantas medicinais e do acesso seguro e uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos.
- Colaborações em pesquisas nas áreas de botânica, farmacobotânica e etnobotânica.
As solicitações de serviçõe são feitas mediante o preenchimento e envio do Formulário de Cadastro de Usuário e/ou Grupo de pesquisa e do Formulário de Solicitação de Serviços que pode ser obtido junto ao curador (cbpm.fiocruz.br).
CONTATO
Campus Fiocruz Mata Atlântica
Estrada Rodrigues Caldas, 3400 • Taquara
CEP 22713-375 • Rio de Janeiro • RJ.
Tel: (21) 3416-3067
E-mail: