A medicina tradicional, um patrimônio cultural ancestral, é fundamental para a saúde comunitária e está sendo integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS). A valorização dessas práticas no SUS promove um cuidado mais humanizado e acessível, respeitando a diversidade cultural e os recursos naturais do Brasil. A inclusão dessas práticas busca o fortalecimento da visão integrativa do cuidado em saúde, ampliando as possibilidades terapêuticas para a população.

Participantes:

WhatsApp_Image_2025-02-28_at_16.14.21_1.jpeg

Ana Carla Koetz Prade: Farmacêutica (UFRGS), especialista em Fitoterapia Clínica, Acupuntura e Aromaterapia, mestranda em Tecnologia e Ambiente (IFC/Araquari). Coordenadora do Programa Farmácia Viva e do Centro Municipal de Práticas Integrativas na Prefeitura de São Bento do Sul.

 

WhatsApp_Image_2025-02-28_at_16.14.21_2.jpeg

Jeane Nogueira: Farmacêutica (UFF), mestre em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde (UFF), doutora em Biotecnologia Vegetal (UFRJ), diretora do Instituto Brasileiro de Fitoterapia Clínica e coordenadora de pós-graduação em Fitoterapia Clínica Avançada, com 30 anos de experiência na prescrição de fitoterápicos.

Moderadora:

WhatsApp_Image_2025-02-28_at_16.14.22.jpeg


Maria Helena Durães Alves: Bióloga e odontóloga (UFF), mestre em Saúde Pública (FIOCRUZ), doutora em Ciências Biológicas – Botânica (UFRJ). Docente e orientadora na pós-graduação Lato Sensu em Inovação de Medicamentos da Biodiversidade e membro da editoria científica da Revista Fitos. Desenvolve pesquisas em produtos naturais e fitoterápicos, com foco em Odontologia.

Data e Horário: 12/03/2025 (quarta-feira), às 18:30 (horário de Brasília), no canal YouTubedas RedesFito. https://www.youtube.com/@RedesFito