1º Encontro do Núcleo Sinanduba das RedesFito é realizado em Cachoeira do Campo, Ouro Preto - MG

No dia 12 de fevereiro, o Núcleo Sinanduba das RedesFito organizou o 1º Encontro do Arranjo Ecoprodutivo Local de Ouro Preto Mariana e região, na Casa de Cultura em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto-MG. O evento, que reuniu diversos atores locais, teve como objetivo retomar a construção do Arranjo Ecoprodutivo Local (AEPL), que foi construído em meio a pandemia.

 

WhatsApp_Image_2025-02-22_at_00.05.29.jpeg

 

Durante o encontro, foram apresentadas as RedesFito e o Núcleo Sinanduba das RedesFito, além de uma dinâmica de "Mapeamento Participativo do Arranjo Ecoprodutivo Local de Ouro Preto e região". A atividade buscou identificar o papel dos atores no arranjo, suas conexões regionais e como a região pode contribuir para a iniciativa. O evento contou com a participação de produtores de óleos essenciais, e de fitocosméticos, representantes da saúde e políticos locais.

Um dos objetivos do encontro era gerar engajamento e reconhecimento entre os participantes. Para isso, foram realizadas rodas de conversa, que ajudaram a traçar as linhas prioritárias de ação para o núcleo e o arranjo. Após a sistematização das informações, será feita uma devolutiva para o arranjo, destacando a situação atual da localidade, pontos fortes, fracos e sugestões de ações prioritárias.

Heitor Levy Ferreira Praça, representante da Fundação Oswaldo Cruz, destacou a positividade do evento, afirmando que os atores se reconheceram como parte do processo e já vislumbram possibilidades de parcerias. A equipe do Escritório Nacional das RedesFito também identificou diversas oportunidades de ações no território. Um encontro virtual será realizado para organizar a sistematização dos resultados e a devolutiva para o Arranjo Ecoprodutivo.

WhatsApp_Image_2025-02-22_at_00.59.041.jpeg

Segundo Amanda Corrado, o 1º Encontro do Núcleo Sinanduba das RedesFito foi um marco importante para a retomada das atividades do Arranjo Ecoprodutivo Local de Ouro Preto Mariana e região. A participação ativa dos diversos atores locais e a identificação de novas oportunidades de ação demonstram o potencial de crescimento e fortalecimento da iniciativa. A continuidade dos encontros e a sistematização dos resultados serão essenciais para o desenvolvimento sustentável da região e para a consolidação das parcerias estabelecidas durante o evento.

WhatsApp_Image_2025-02-22_at_00.59.04.jpeg

Jefferson Santos Coordenador Nacional das RedesFito destaca a importância da participação do escritório nacional desse tipo de evento como forma de articular os diferentes núcleos espalhado no país e para criar um maior pertencimento dos atores locais com a nossa rede. Cada vez mais entendendo que a rede é territorializada e que os mesmos são as RedesFito no território.

WhatsApp_Image_2025-02-22_at_00.59.052.jpeg

Texto: Vitor Gomes Cardoso
Fotos: Acervo RedesFito