Por: Mayara Rezende e Maria Helena A. Monteiro

“O VÍRUS CORONA PODE SER CURADO POR UMA TIGELA DE ÁGUA DE ALHO RECÉM-FERVIDA”

Provavelmente você recebeu e/ou leu esta mensagem em algum lugar. Ou pior: compartilhou-a por considerar de grande valia a sociedade... Temos uma notícia: É FAKE NEWS e agora você saberá, cientificamente, o porquê.

Após o detalhamento em várias bases de dados conhecidas e em documentos técnico-científicos oficiais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e outros órgãos regulamentadores, o CIBS – Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos/Fiocruz, em parceria com a Revista Fitos e RedesFito, relacionam abaixo as REAIS propriedades medicinais do Alho, que tem por nome científico da principal espécie Allium sativum L. (Amarillidaceae).

Primeiramente, procuramos por essas propriedades medicinais em estudos científicos nas bases de dados indexadas como Pubmed, Scielo e Cochrane Library, com publicações dos últimos 20 anos, utilizando os seguintes termos de busca: “Allium sativum OR (alho OR garlic) AND (antiviral OR immunological) properties”.

Dois estudos foram selecionados, o primeiro foi o “Chemical Constituents and Pharmacological Activities of Garlic (Allium sativum L.): A Review.”, o qual teve por objetivo examinar a composição fitoquímica, farmacocinética e atividades farmacológicas dos extratos de Allium sativum, bem como seu principal constituinte ativo, a alicina. Os resultados encontrados por esta pesquisa demonstram que o alho contém uma atividade antiviral, ou seja, o mesmo atua com atividade protetora contra, por exemplo, vírus que podem causar gripe tais como Influenza B, Rinovírus Humano Tipo 2, Parainfluenza, dentre outros. Ainda, o segundo estudo selecionado, intitulado como “Garlic for the common cold (Review)”, com o objetivo de determinar se o alho é eficaz na prevenção ou tratamento do resfriado comum, quando comparado ao placebo, nenhum tratamento ou outros tratamentos. Esta revisão constatou que o alho pode ser considerado um importante coadjuvante no tratamento de gripes e resfriados.

Adicionalmente, pesquisamos essas mesmas propriedades medicinais do Alho nos documentos oficiais, como as monografias das plantas medicinais descritas pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 1999), o Formulário Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira e seu suplemento (FFFB, 2011 e 2018) e Memento Fitoterápico (2016), principal documento que auxilia aos profissionais de saúde prescritores de plantas medicinais. Tanto no FFFB (2011 e 2018) quando na OMS, o popularmente conhecido “Alho” é reconhecido, dentre outras propriedades, por ser um coadjuvante no tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Adicionalmente, no Memento Fitoterápico (2016), o alho é indicado também como coadjuvante no tratamento de bronquite crônica, asma, como expectorante, e como preventivo de alterações vasculares (p. 25).

            Portanto, com base no levantamento realizados, esclarecemos que os estudos e documentos oficiais apontam que o alho possui propriedades farmacológicas, com potencial terapêutico, contra alguns tipos de vírus de síndromes respiratórias comuns (gripes e resfriados), mas NADA foi constatado até o momento a respeito de possível proteção contra o novo coronavirus (SARS-CoV-2) ou o desenvolvimento da COVID-19.

 

Maria Helena A. Monteiro: editora da Revista Fitos

Mayara Rezende: assessora da coordenação do CIBS, respectivamente.