O lançamento do livro Conhecimento Popular de Plantas Medicinais do Extremo Sul da Bahia aconteceu no salão Internacional da ENSP (25/04). O livro é um dos produtos do projeto denominado Saúde e Plantas Medicinais em Sistemas Produtivos Agroecológicosno Extremo Sul da Bahia. O projeto objetiva a inserção de espécies medicinais em sistemas produtivos de assentamentos agroecológicos do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em três municípios do local.
O evento foi iniciado com uma mesa de abertura seguida de uma mesa de diálogo, com os participantes do processo de elaboração do livro. O lançamento terminou com uma confraternização entre os participantes.
Estiveram na mesa de diálogo: Jorge Souza Mendonça, diretor do Instituto de Tecnologia em Fármacos; Hermano Albuquerque de Castro, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Marco Antônio Menezes vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz; Carlos Finatto Belle, diretor da editora Expressão Popular; Glauco de Kruze Villas Bôas, coordenador do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinos/ RedesFito.
Para o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Marco Antônio Menezes, o projeto reforça uma agenda da Fundação, voltada para a agroecologia e para a valorização do conhecimento popular. Marco afirma que o trabalho demonstra o que a Fiocruz pensa sobre a construção coletiva do conhecimento. Para ele o livro é uma proposta de respeito às comunidades tradicionais, pois a construção do conhecimento está sendo feita a partir da discussão com as comunidades tradicionais, valorizando o território e os espaços de produção de conhecimento.
O diretor de Farmanguinhos, Jorge Souza Mendonça, parabenizou o conjunto de autores pelo trabalho realizado, que resultou no livro. Jorge Mendonça, destacou o trabalho do coordenador do projeto, Glauco Villas Boas, dizendo ter a certeza de que os autores foram absolutamente respeitados para que pudessem contribuir com seus conhecimentos na elaboração do livro. "Que seja uma fonte de inspiração, não somente para a rede, mas para todos que trabalham com plantas medicinais , ressaltou o diretor.
Na mesa de diálogo estiveram presentes: os participantes do processo de elaboração do livro - Glauco Villas Bôas, coordenador geral do projeto Saúde e Plantas Medicinais em Sistemas Produtivos Agroecológicos no Extremo sul da Bahia; Paulo Sabroza, coordenador da vertente monitoramento em saúde do projeto; João Dagoberto e Paulo Lopes, da Escola Superior de Agricultura, Luiz de Queiroz (USP); Aimberê Gomes Jardim, da direção do setor saúde do MST; Danilo Oliveira de Araújo,da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto e os gurdiães do conhecimento Vanuza Souza, Valdemiro Moreira, Jonas Barbosa e Osmar dos Santos.
Os participantes do projeto falar sobre suas experiências e formas de participação no projeto e na elaboração do material que resultou no livro. Para eles a experiência de resgatar e compartilhar o conhecimento popular das plantas medicinais é gratificante e enriquecedora para a população.
O livro pode ser adquirido através do site da editora Expressão Popular
https://www.expressaopopular.com.br/…/conhecimento-popular…/