A 2ª Oficina do projeto Rota da Biodiversidade está sendo realizada no município de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia (26 e 27/03). Organizada pelas RedesFito, com escritório executivo em Farmanguinhos/Fiocruz, a Oficina tem como objetivo estruturar mais um polo para o desenvolvimento de fitomedicamentos no Brasil.
Participaram da mesa de abertura do evento: Natália Coelho (Arboretum), Vitarque Coelho (MDR), Alex Kamber (MDR), José Renato (MMA), Glauco Vilas Bôas (RedesFito/Fiocruz) e Jailson Santos (Departamento de Fomento de Agricultura e Pecuária do Município de Teixeira de Freitas).
Reúnem-se na 2ª Oficina representantes dos ministérios envolvidos no projeto, representantes da Fiocruz/RedesFio, empresas locais, institutos de pesquisa e comunidades tradicionais. Também estão envolvidos no projeto os Ministérios de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A Rota da Biodiversidade tem como objetivo a coordenação de ações públicas e privadas, da cadeia produtiva de plantas medicinais e fitomedicamentos através de projetos, que serão desenvolvidos,ao longo de cinco anos, a partir de 2019, em Arranjos Ecoprodutivos Locais (AEPLs).