O Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos (NGBS) participará do I Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública e III Congresso Internacional de Ayurveda. O evento será promovido pelo Ministério da Saúde e acontecerá de 12 a 15/03/2018, na cidade do Rio de Janeiro.
Os objetivos do evento são ampliar o debate sobre a utilização e propagação das práticas integrativas nos Sistemas Nacionais de Saúde, aprofundar os conhecimentos e discutir os avanços das incorporações das práticas integrativas e complementares. Durante o encontro acontecerão fóruns de discussão internacional para integração e troca de experiências entre os profissionais e gestores das diversas práticas integrativas do Brasil e de outros países.
O NGBS irá coordenar a mesa de discussão (13/03) que abordará “O papel das RedesFito no desenvolvimento das políticas de promoção da fitoterapia do Ministério da Saúde”. Participarão da discussão representantes dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) das RedesFito, que trocarão experiências sobre os editais do Ministério da Saúde referentes a formulação e consolidação dos APLs de plantas medicinais e fitoterápicos.
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde foram institucionalizadas pelo SUS por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. A institucionalização dessas práticas atende às discussões mantidas em foros nacionais, como as Conferências Nacionais de Saúde, e internacionais, como as recomendações da Organização Mundial da Saúde aos Estados Membros.
São 19 práticas que ampliam as abordagens de cuidado e as possibilidades terapêuticas para os usuários, garantindo uma maior integralidade e resolubilidade da atenção à saúde. Além de integrar essas práticas ao sistema oficial de saúde, a PNPIC apoia e dialoga com outras áreas transversais para o desenvolvimento de legislação e/ou normatização para oferta de serviços e produtos de qualidade, ampliando os conhecimentos relacionados e qualificando os profissionais envolvidos com práticas integrativas.
A Programação Científica será dividida em blocos de concentração de pesquisa e atuação, nas diversas abordagens e recursos terapêuticos utilizados, além das questões relacionadas à implantação e gestão nas esferas municipais e estaduais.
O evento avançar no campo de uma sociedade mundial que reconheça as Práticas Integrativas e Complementares, e seus praticantes, garantindo segurança, eficácia, efetividade, e valorizando a cultura dos povos tradicionais.
Para submeter trabalhos e realizar sua inscrição acesse a página do evento.