O prefeito Luiz Cavani participou de solenidade de inauguração da Farmácia Viva – Unidade de Produção, Distribuição e Dispensação de Medicamentos Fitoterápicos do município de Itapeva, realizada no dia 26 de abril, no Bloco K da Fait.

A farmacêutica Francine Campolim Moraes (secretaria de Saúde), e a professora mestre Vivian Ferrari Lima Scaranello Machado, ( coordenadora do curso de Farmácia da FAIT) são as responsáveis pelo projeto.

A Farmácia Viva foi implantada na cidade pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fait - Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva, Cooplantas - Cooperativa de Produção de Plantas Medicinais, Fiocruz/Farmanguinhos/NGBS, ICT - Instituto Cílios da Terra e Kampo de Ervas.

O projeto visa a produção e distribuição de plantas medicinais e fitoterápicos (plantas para uso terapêutico) para a comunidade do município. Ele tem o objetivo de promover o acesso aos medicamentos de origem vegetal, baseados em padrões técnico e científico de qualidade, garantindo maior segurança à população que vai utilizar estes produtos.

Na ocasião, o prefeito Luiz Cavani e a secretária de Saúde, Maria Eliza Ferraresi foram presenteados com mudas de aloe vera (babosa) pelas voluntárias da Cooplantas.

Para o prefeito , é gratificante um projeto desta grandeza, que foi aprovado em seu mandato anterior, ter se concretizado, resgatando a medicina familiar, com o intuito de ajudar a melhorar as condições de vida da população.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Eliza Ferraresi, a Farmácia Viva iniciará suas atividades, com a produção do fitoterápico Harpagophytum procubens (Garra-do-diabo), xarope de guaco, que é muito utilizado no período de inverno para tratamento de doenças respiratórias e o gel de barbatimão para tratamento de feridas. “A proposta visa consolidar as condições para o cultivo e o manejo sustentável de plantas medicinais, além de ser um passo necessário para a inclusão dos fitoterápicos na rede SUS”, enfatiza a titular da pasta.

A farmacêutica Vivian Ferrari Lima Scaranello Machado explica que para implantar a Farmácia Viva, foi assinado um termo de parceria com a Fait, que disponibilizou seus equipamentos e laboratórios de manipulação de medicamentos, inseridos na estrutura da Farmácia Ensino da Instituição, para a fabricação e entrega dos fitoterápicos. “Já o laboratório de Atenção Farmacêutica tem a função de fazer o acompanhamento de pacientes, com profissionais especializados e acadêmicos do curso de Farmácia, que poderão agregar à prática farmacêutica aos ensinamentos da graduação”, explica Vivian Machado.

Fonte:Página da Prefeitura de Itapeva