A Revista Fitos Eletrônica (RFE), uma publicação do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) de Farmanguinhos/Fiocruz, comemora em 26/08/2015 o seu primeiro aniversário. Trata-se de um periódico estratégico na difusão de conhecimentos sobre o uso da biodiversidade brasileira (plantas medicinais) para fins de inovações tecnológicas em medicamentos.
A migração da revista para a modalidade eletrônica foi pautada nas demandas da sociedade do conhecimento e está em consonância com a política de Acesso Aberto da Fiocruz.
A passagem da modalidade impressa para a eletrônica não foi, no entanto, um processo simples, nem fácil. O lançamento da Revista em 26/08/2014 significou o enfrentamento de vários desafios. Durante o segundo semestre de 2014, houve a necessidade de ajustes na plataforma eletrônica, qualificação da equipe responsável (editores e equipe editorial) e o acerto da periodicidade. De início, foi mantido o sistema híbrido de submissão, tendo a primeira publicação on-line (Vol 8, Nº 2) elaborada com alguns artigos submetidos fora do sistema (por e-mail, como no sistema anterior) e outros através do sistema eletrônico. A partir deste número (Vol 9 Nº 1 e 2 de 2015), todos os manuscritos foram submetidos eletronicamente, assim como toda a tarefa editorial ocorreu através do sistema on-line.
Hoje, a visibilidade da revista foi ampliada, após todo o trabalho de divulgação realizado e, especialmente, a inclusão da Revista no Portal de Periódicos da Fiocruz. Observou-se, também, aumento na quantidade de manuscritos submetidos. Neste período, foram feitas 45.148 visualizações e 14.540 acessos no site da Revista. Apesar da maioria dos acessos serem do Brasil (75%), outros países também aparecem em nossas estatísticas (EUA – 7%; Inglaterra – 2%, China – 1 % Japão – 0,8%). As plantas medicinais mais pesquisadas, segundo a pesquisa de termos, foram: cordia verbenácea, cynara scolymus e bauhinia forficata.
Neste 1º anos da revista eletrônica, os dois artigos mais lidos foram: Uma revisão bibliográfica sobre Araceae com foco nos gêneros Pistia, Philodendron e Montrichardia: aspectos botânicos, fitoquímicos e atividades biológicas, de Maria Fâni Dolabela, João Victor da S. Silva, Diele M do Rosário, Andreza do S. S. da Veiga, Flávio de Vasconcelos, Sandro Percário, e Grupos de pesquisa e sua produção científica sobre plantas medicinais: um estudo exploratório no Estado do Rio de Janeiro de Maria Aparecida Assis, Valério Francisco Morelli-Amaral, Fabricia Pires Pimenta.
Foi um ano de muito trabalho, mas também de muitas conquistas. É preciso agradecer a todos que contribuíram para que a Revista Fitos Eletrônica se tornasse uma realidade.
Rosane Abreu, Editora Executiva