O Coordenador do Nucéo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos (NGBS),Glauco Kruse Villas Bôas, participará , no mês de novembro, atividades organizadas pela Equipe de Ciência e Educação do Laboratório Experice, da Universidade Paris 8 na França. O convite é fruto do Memorando de Entendimento para Cooperação Técnica Internacional- ME entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Paris 8, assinado em maio 2014 pelo presidente da Fiocrz, Paulo Gadelha e a presidente da Paris 8 Danielle Tartakowsky. São coordenadores do ME, pela Fiocruz Dr. Glauco Villas Bôas e pela Universidade Paris 8 a Profª. Monica Macedo.
O acordo entre as instituições foi inicialmente firmado pelo período de cinco anos, com a possibilidade de ser renovado, e estabelece possíveis parcerias em projetos que envolvam o NGBS, relacionados à educação; intercâmbio de pesquisadores e professores; estudos para desenvolver cursos de pós-graduação (mestrado binacional); organização conjunta de conferências, simpósios e seminários; elaboração de projetos de pesquisa; publicação de artigos e trabalhos.
O coordenador do NGBS realizará palestra na Paris 8, na tarde do dia 19/11/2014, com o título “As múltiplas dimensões da produção de medicamentos fitoterápicos no Brasil: a educação, a inovação, a biodiversidade, intervenção social e desenvolvimento econômico”. A palestra abordará possíveis formas de mobilização dos diversos atores, por todo o território do país com a maior biodiversidade do mundo, na busca de soluções para o desenvolvimento e produção de medicamentos vindos desta biodiversidade, pautadas na melhoria da saúde, no fortalecimento dos laços sociais e na educação popular, popularizando a ciência e fortalecendo a democracia participativa.
Segundo o palestarnte o desafio está em criar um modelo de produção econômica ecologicamente sustentável, que auxilie na implementação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, de forma a se utilizar os recursos da biodiversidade com o cuidado de preservá-la. Para isso é necessária a criação de políticas públicas, que promovam a inovação e o desenvolvimeto, garantindo o respeito a biodiversidade, sem que estes se tornem obstáculos ao desenvolvimento econômico.
Villas Bôas apresentará aos franceses o Sistema Nacional RedesFito -SNRF, criado em 2007 e institucionalizado por Farmanguinhos/Fiocruz através da portaria Nº 021 de 30/08/2010. O SNRF se constitue como um dispositivo da sociedade, aberto a participação de todos e voltado para a promoção da inovação em medicamentos da biodiversidade. Sistema que busca integrar atores dos diversos setores ligados à inovação deste tipo de medicamentos, como agricultores, profissionais de saúde, indústria farmacêutica nacional, instituições de pesquisa, comunidades tradicionais, movimentos sociais, instituições do terceiro setor, entre outros.
Na sexta-feira, (21/11) , Glauco Villas Bôas, participará de uma conferência aberta à toda Universidade Paris 8, abordando o tema "Desenvolvimento Sustentável, Biodiversidade e Saúde Pública”, quando fará um relato sobre o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde, coordenado por ele. O NGBS, criado em 2006, contribui com a discussão teórico-conceitual de políticas públicas e gestão, bem como com a elaboração de projetos estruturantes voltados para a inovação em medicamentos da biodiversidade brasileira.
Durante a estadia em Paris Villas Bôas terá agenda de trabalho, junto à Universidade Paris 8, pautada na discussão de estratégias das duas instituições para a implementação das ações planejadas no escopo do Memorando de Entendimento.