No ano de 2013 a professora de Engenharia Ambiental, Alcione de Almeida e o estudante de Geografia, Cleyton Pires iniciaram a implantação do Projeto de Plantas Medicinais na Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (UNIGUAÇU/FAESI), no estado do Paraná. O projeto reservava uma área para o plantio dessas plantas, para serem utilizadas em pesquisas nas aulas na Faculdade.


Neste ano o projeto foi ampliado com a criação de uma segunda área para o plantio das ervas medicinais sob a coordenação do curso de Ciências Biológicas. Foi implantado também um sistema de irrigação para facilitar o crescimento e desenvolvimento das espécies.


Segundo o Coordenador do curso de Ciências Biológicas, Jacinto Wagner Rupp, um dos principais objetivos do cultivo dessas plantas medicinais é promover a harmonia das espécies com o meio ambiente, a pesquisa e o conhecimento das plantas medicinais que auxiliam na promoção da saúde das populações. “O horto medicinal vai fornecer material botânico medicinal para aulas práticas de botânica, fisiologia e anatomia vegetal”, completou Wagner.

A estudante Karine Rocha é uma das alunas que está auxiliando no desenvolvimento do projeto. Para ela é uma oportunidade de adquirir maiores conhecimentos. “É uma experiência fantástica porque a gente vai poder usar essas plantas para estudo”, finalizou Karine.

 

Fonte: Jornal O Farol – 14/08/2014

 

 

 

JKWJwcy