2013.12.04 - 5º Seminário das RedesFito
10ª Reunião de Gestores
- Tema central: Inovação em Medicamentos da Biodiversidade em Tempos de Desenvolvimento Sustentável
- Local: Hotel Copacabana Praia Mar - Copacabana, Rio de Janeiro, RJ.
- Arranjo Produtivo Local – APL- Betim/MG - Neusa Aparecida de Almeida Mestre em Agronomia-UFBA/BA. Coordenadora do APL- Betim/MG e Jaqueline de Oliveira Guimarães - Farmacêutica-Gerente Farmácia-viva de Betim/MG. Coordenadora substituta do APL.
- Bioprospecção da flora brasileira e sua importância para a conservação e uso sustentável da biodiversidade - Alaíde Braga de Oliveira-Professora Emérita, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
- Proposta de Implantação de Arranjo Produtivo Local de Plantas Medicinais e Fitoterápicos - Como estratégia de inserção e fortalecimento da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na rede municipal de Uberlândia-MG Palestra: Prof.Msc. Vilma Lucia Moura.
- Desenvolvimento de Substâncias Antimaláricas a Partir de Plantas Amazônicas - Adrian Martin Pohlit, Ph.D. Pesquisador Titular, Líder do GP Laboratório de Princípios Ativos da Amazônia - LAPAAM/INPA e Coordenador de Tecnologia e Inovação - CoTI/INPA Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA - Manaus - AM.
- Inventário da Flora Fluminense: Estudos interdisciplinares de natureza interinstitucional e interdisciplinar conta com a participação de docentes da UFRJ, UFRRJ e UFF, além de pesquisadores do Jardim Botânico e FIOCRUZ - Lidilhone Hamerski.
- O Papel da Indústria Farmacêutica na Inovação em Medicamentos da Biodiversidade - Avaniel Marinho-Diretor Hebron Farmacêutica
- Mesa 1- Abertura
- Mesa 2 - A mesa que discutiu o tema “O papel da indústria na inovação em medicamentos da biodiversidade“ contou com a presença da Ana Cláudia Dias (ABIFINA) como moderadora e dos palestrantes Cristina Hopke (Centroflora), Avaniel Marinho da Silva (Hebron), Lisandra Pessa (Aché) e Anny Trentini (Herbarium). Nessa mesa foi destacada a necessidade de colaboração para se atingir a inovação em medicamentos da biodiversidade, como estratégia para superação dos desafios ligados às diversas etapas da cadeia produtiva destas tecnologias, dentre eles, aqueles relacionados às ações do CGEN.
- Mesa 3 - Na mesa que discutiu o tema “A dimensão do PD&I na inovação em medicamentos da biodiversidade”, contamos com a participação de Tiago Moraes (LAFERGS) como moderador e dos palestrantes João Batista Calixto (UFSC), Thelma Machado (UFF), Alaíde Braga (UFMG) e Cristina Ropke (Centroflora). Nessa mesa foi destacado o papel fundamental da indústria nos processos de inovação tecnológica, enfatizando a necessidade de parceria entre universidade e indústria. Foram apresentados, também, diversos avanços e casos de pesquisas com relevante potencial inovativo.
- Mesa 4 - Já na mesa que discutiu o tema “Agroecologia como estratégia para a inovação em medicamentos da biodiversidade em tempos de desenvolvimento sustentável”, contamos com a participação de Décio Gomes de Oliveira (UNOESTE) como moderador e dos palestrantes Sandra Magalhães Fraga (NGBS), João Dagoberto dos Santos (ESALQ- USP) e Cristina Mazza (Embrapa). Nesta mesa foi destacada a agroecologia como ciência estratégica para a inovação em tecnologias da biodiversidade, por enxergar a natureza a partir de sua complexidade e interação com o homem. Nesse sentido, foram apresentadas ações que estão sendo desenvolvidas por suas respectivas instituições, em parceria com diversos outros grupos, com preocupações relacionadas à sustentabilidade, assim como aos cuidados necessários para a garantia da qualidade da matéria prima para a produção de medicamentos da biodiversidade.
O 2º dia do seminário teve por objetivo apresentar as diversas experiências em desenvolvimento nas REDESFITO, o que propiciou a compreensão das oportunidades e fragilidades percebidas pelos parceiros da rede. Os trabalhos foram abertos com a contribuição de Patrícia Teixeira (NGBS/REDE Rio), Robson Sheeny (SEDEIS), Anderson Sprada (Secretário de Saúde de Irati – PR), Cláudio Ramos (Secretário de Agricultura de Irati – PR) e Luiz Antônio Antunes (Programa Rio Rural).
A mesa seguinte buscava o relato de experiências estruturantes para a inovação em medicamentos da biodiversidade, em desenvolvimento nos diferentes APLs das REDESFITO nos diversos biomas brasileiros. Assim, foram apresentadas as ações e potencialidades relacionadas aos APLs Itapeva, Sul da Bahia, Triângulo Mineiro, Pouso Alegre, Grande Belo Horizonte, Grande Rio – Projeto APL Fito Niterói e Projeto I Flora -, Manaus e Serrano (RJ). Esta grande mesa deu concretude ao discurso e as ações desenvolvidas no âmbito das REDESFITO ao longo dos anos.