logotipo redesfito

2011.11.13 - 11ª Reunião das RedesFito (Rio de Janeiro, RJ)

  • Tema central: Criação da rede de P&D para a produção de medicamentos da biodiversidade brasileira
  • Local: Hotel Novo Mundo, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ

OBJETIVOS DA REUNIÃO

Discutir a criação da rede de P&D; atualizar o Comitê Científico quanto ao projeto de Parceria Público/Privada (encaminhamento da 10ª Reunião); discutir a proposta de realização de evento internacional das RedesFito; ratificar o Documento Sistema Nacional das RedesFito - Redes de Inovação em Medicamentos a partir da Biodiversidade- Constituição e Organização; discutir projeto de integração do banco de dados para inovação de medicamentos da biodiversidade; estabelecer o modus-operandi do Comitê Científico e discutir a proposta da realização de um Evento Internacional das RedesFito para o próximo ano.

{slider=PRESENTES|closed}
  • Farmanguinhos: Hayne Felipe da Silva, Alexandre Matos, Alex Mansour, Luiz Prado e Maria Raquel Figueiredo (PN),
  • NGBS: Benjamin Gilbert, Cristiane Mota Soares, Denise Monteiro da Silva, Gisele Faria, Felipe Moscoso, Luana Oliveira, Lucio Alves, Maria da Conceição Monteiro, Patrícia Teixeira, Preciosa de Oliveira, Regina Nacif, Rosane Abreu, Rubens Récio, Sérgio Monteiro, Thiago Mendes, Vitor Cardoso
  • Gestores: Andrea Gomes, Jislaine Pereira, José Machado, Marly Teresinha Pereira, Paulo Mayorga, Roberto Germano Costa, Silvana Jales
  • Comitê Científico: Alaíde Braga de Oliveira, Ana Tereza Gomes Guerrero, Anny Margali Maciel Trentini, Glauce Viana, Glyn Mara Figueira, Ieda Maria Bortolotto, Maria Auxiliadora Kaplan,
  • Convidados: Ana Cláudia Dias (ABIFINA), Bárbara Vasconcellos (I-Flora), Cristina Ropke (YBIOS), Michelle Rezende (I-Flora), Maria Aparecida de Assis (ICICT),
{slider=PAUTA13/12/2011}
  • Abertura dos Trabalhos
  • Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade Brasileira: o papel do Comitê Científico. - Glauco Villas Bôas
  • Integração da base de dados voltados para a Inovação de Medicamentos da Biodiversidade
  • Apresentação dos projetos: Projeto de Bioprospecção da Flora - Programa Mineiro de Bioprospecção – Professora Alaíde Braga de Oliveira; Projeto I-Flora - Prof. Michele Jaqueline Cunha Rezende e Projeto de Cooperação com a OMS – Dr Benjamin Gilbert
  • Sessão Plenária
  • P&D em rede
  • Apresentação das Etapas do Desenvolvimento, por Cristina Ropke e proposição da discussão sobre a formação da Rede de P&D, por Jislaine Pereira.
  • Sessão Plenária, encaminhamentos e encerramento dos trabalhos do dia.
{slider=PAUTA14/12/2011}
  • Atualização e Pactuação do Modus-Operandi do Comitê- Científico do SNRF
  • Ratificação do REGIMENTO INTERNO DO SISTEMA NACIONAL DAS REDESFITO (Redes de Inovação em Medicamentos a partir da Biodiversidade); Proposta de descentralização e autonomia das RedesFito-bioma; Redes e Comunicação – buscando formas de superar entraves; Apoio à implementação do Curso de Especialização na modalidade EAD em 2012 e Revista Fitos
  • Evento Internacional das RedesFito – discussão e encaminhamentos.
  • RedesFito-bioma em ação: avaliação dos compromissos das reuniões anteriores; encaminhamentos; deliberações e avaliação da reunião.
{slider=Decisões e Encaminhamentos}
  1. Na abertura do evento, o diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, reafirmou total apoio ao NGBS e às RedesFito, tendo contribuído favoravelmente em 2011 com questões da infra-estrutura, do curso de EAD, da Revista Fitos. O diretor reafirmou, ainda, o compromisso de manter três reuniões anuais da RedesFito, fundamentais para o desenvolvimento da mesma.
  2. Para a integração da base de dados voltados para a inovação de medicamentos da biodiversidade, cada gestor reunirá os projetos e contatos do seu bioma e encaminhará para a Divisão de Redes/Escritório das RedesFito do NGBS, que procederá à integração e elaboração de planilha com os dados. Tal planilha será encaminhada, a seguir, ao grupo de trabalho que contará com a participação de Michele Rezende do Projeto I-Flora. Prazo para execução: até 28/02/2012.
  3. No que se refere ao projeto de monografias em cooperação com a OMS, apresentado pelo Dr Gilbert, foi proposta a criação de um grupo de trabalho para integrar esforços junto à ANVISA, com vistas à reunião de monografias a serem apresentadas à OMS. Integrarão este grupo de trabalho, Glauco e Dr Gilbert (NGBS), Ana Cláudia (ABIFINA) e Ana Cecília (ANVISA). Prazo para execução: 28/02/2012
  4. Associada à discussão do item 3, surgiu a discussão sobre a lista de plantas encaminhadas pelo Comitê Técnico Científico (CTC) de cada bioma na 8ª Reunião das RedesFito. Ficou estabelecido que o CTC de cada bioma enviará à Divisão de Redes/ Escritório das RedesFito- NGBS, até o final de fevereiro, a lista de plantas com as doenças correspondentes. O escritório terá até o final de março para disponibilizar a planilha com os dados compilados. O escritório fará, em paralelo, um levantamento das doenças por região, segundo o DATASUS.
  5. Quanto à rede de P&D, após a apresentação de Cristina Ropke – Ybios/CENTROFLORA, a plenária deliberou que cada gestor enviará à Divisão de Redes/ Escritório das RedesFito- NGBS uma relação das instituições dos seus biomas com competências definidas em relação à cadeia do desenvolvimento tecnológico, que direcionará para o grupo de trabalho formado por Cristina Ropke, Jislaine e NGBS (João Tostes). Ficou definido, também, que esta rede é caracterizada como rede de serviço.
  6. Todas as apresentações da reunião serão enviadas aos gestores e integrantes do CTC, assim como serão disponibilizadas na página das RedesFito.
  7. O Escritório trabalhará para promover a interligação entre o Projeto I-Flora e a Rede Rio.
  8. Repassar aos gestores e integrantes do CTC a cópia do programa modelo de gestão para que seja discutido, afim de ratificá-lo na próxima reunião da RedesFito.
  9. O NGBS e os integrantes do CTC trabalharão de forma colaborativa para a indexação da Revista Fitos. Aproveitamos para divulgar que a revista Fitos está sendo analisada para inclusão no rol das revistas da FIOCRZ, sob a inteira responsabilidade de Farmanguinhos, segundo a Vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da FIOCRUZ.
  10. Em virtude da saída de Silvana Jales da ALFOB pelo fechamento do LTF, ficou acordado que Paulo Mayorga (LAFERGS) passa a ser o representante da área temática dos Laboratórios Oficiais na RedesFito.
  11. Ficou decidido em reunião ocorrida logo após a finalização da 11ª Reunião, que Andrea Gomes passa para Patrícia Teixeira, gestora do Projeto Rio, a gestão da Redefito Mata Atlântica RJ e passa a ocupar a representação da área temática da Assistência Farmacêutica na RedesFito.
  12. A gestão da RedeFito Caatinga será exercida, temporariamente, por Roberto Germano e Silvana Jales, até a re-estruturação definitiva da rede-bioma Caatinga.
  13. Sobre a proposta de realização do evento internacional das RedesFito a plenária decidiu pelo adiamento das discussões, tendo em vista a exigüidade de tempo. Na ocasião foi reafirmada a parceria entre a RedesFito e a SBPM (Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais) na figura dos coordenadores das organizações Glauce Viana e Glauco e sugerida a aproximação destas instituições para a viabilização futura de tal evento.
  14. O Escritório de Gestão das RedesFito fará uma planilha para acompanhar os encaminhamentos desta reunião, com vistas à viabilização dos mesmos.
{/sliders}
 
 
Powered by Phoca Download