O Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos, através do seu Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) em parceria com a Escola Nacional de Saúde Publica Sergio Arouca –Ensp, lançaram no dia 08/05/2014 o curso de Especialização em Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade, modalidade de Educação a Distância (EAD). A especialização qualificará profissionais graduados para atuarem como gestores nos segmentos da cadeia produtiva de medicamentos de origem vegetal.

O curso, voltado especialmente para a gestão, será desenvolvido pelo NGBS/Farmanguinhos e pela Coordenação de Ensino a Distância da Ensp/EAD, que disponibilizará os suportes tecnológicos e a metodologia. O material didático foi elaborado pelos professores que atuam no curso presencial já iniciando, em 2014, sua quinta turma.

Estiveram presentes ao evento de lançamento a coordenadora da Educação a Distância, Lúcia Maria Dupret; o representante da Escola de Governo/Ensp, José Maldonado; os coordenadores do Curso, Glauco Villas Boas e Regina Nacif; o diretor de Farmangiuinhos, Hayne Felipe; professores e ex-alunos do curso presencial entre outros convidados.

O coordenador geral, Glauco Vilas Boas, apresentou o curso que tem proposta multidisciplinar e uma forma diferente de abordagem sobre a biodiversidade, onde os conhecimentos tácitos e acadêmicos tornam-se parceiros para alavancar o processo de inovação em medicamentos de origem vegetal. Durante o curso pesquisadores, gestores e diversos profissionais ligados às várias etapas da cadeia produtiva deste tipo de medicamento, assumem papéis de atores para a troca e difusão de conhecimentos sobre plantas medicinais e fitoterápicos, através da interação entre alunos e tutores.

A professora Regina Nacif falou sobre a estrutura do curso, que está dividido em cinco unidades de aprendizagem: Inovação, Políticas Públicas do Setor, Biodiversidade, Gestão da Inovação e Ciências e Metodologias. O curso de especialização terá uma carga horária de 360 horas, com 340 horas realizadas a distância e 20 horas presenciais, destinadas a recepção dos alunos, apresentação dos tutores, entrega do material e avaliação dos trabalhos de Conclusão do Curso.

O processo de seleção para a primeira turma será para 30 vagas e os concluintes receberão o título de Especialistas em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos. Os Editais para o processo de seleção de tutores e alunos já estão disponíveis no site
www.ead.fiocruz.br/editais e o prazo para as inscrições vão até o dia 09/06/2014.