WhatsApp_Image_2025-05-21_at_15.33.57.jpeg

 

O laboratório da Farmácia Viva Sebastião Lima Coelho, primeiro do estado, na Fundação Beatriz Gama, em Volta Redonda. O espaço tem como foco a produção de fitoterápicos para usuários do SUS e o fortalecimento da agricultura local. Apesar da inauguração oficial, o laboratório já operava desde março, produzindo e armazenando plantas medicinais para medicamentos da rede pública. Hoje celebramos o compromisso, a ciência e o cuidado com a saúde pública representados pelo trabalho da Fabíola Martins @fabiola.martins.16121 , responsável pela Farmácia Viva de Volta Redonda, que participa do Núcleo Ipê das RedesFito! A primeira Farmácia Viva do Estado do Rio de Janeiro é uma conquista histórica e transformadora para o SUS local. A mesma foi inaugurada pelo prefeito Antonio Francisco Neto (@netovoltaredonda) no dia de hoje. Essa unidade está equipada para produzir e distribuir medicamentos fitoterápicos — naturais e eficazes — que vão abastecer a rede de saúde municipal, incluindo postos e hospitais. A Farmácia Viva une ciência, pesquisa, saberes ancestrais e o poder curativo das plantas, fortalecendo uma saúde pública que vai da cirurgia robótica aos medicamentos da natureza.

O Evento contou com a presença e o apoio dos parceiros dessa construção coletiva:
RedesFito, Instituto Vital Brazil, Instituto Federal - Campus Pinheiral, UFF – Campus Volta Redonda & Niterói, Ministério do Desenvolvimento Agrário, ArticulaFito, Conselho Regional de Farmácia (Grupo Técnico de Farmácias Vivas), Secretarias Estaduais de Agricultura e Desenvolvimento, Secretarias de Agricultura e Saúde de Rio Bonito, Emater – Barra do Piraí.

Seguimos juntos pela valorização da biodiversidade, da saúde integral e do conhecimento tradicional!

#FarmáciaViva #RedesFito #Fitoterapia #SUS #SaúdePública #Biodiversidade #VoltaRedonda #PlantasMedicinais #SaúdeComSaberes #SaberesAncestrais #CiênciaETradição

https://www.instagram.com/p/DJ7O5JRRHoD/?igsh=eDJ4YnAzOGcycGo1