Os encontros foram realizados no quintal do Ervário Caiçara (9, 18 e 25/03/23), que fica em Ubatuba, no litoral de São Paulo. O espaço abriga 300 espécies da flora e durante o encontro, Denise Luiz, naturalista e erveira compartilhou um pouco do seu conhecimento da medicina tradicional do povo caiçara, que durante muito tempo só tinha como opção os remédios oferecidos pela mata.
Com quase 300 espécies de plantas, o espaço abriga um conjunto de ervas e raízes cultivadas com funções terapêuticas que podem trazer uma série de benefícios à saúde. Durante o evento, os participantes realizaram um passeio pelas trilhas do ervário, conhecendo as espécies cultivadas, espontâneas, exóticas e principalmente as nativas, ou seja, as brasileiras.
Segundo Denise Luiz, os encontros foram uma experiência sensorial, na qual os participantes caminharam pelo quintal do ervário podendo tocar, cheirar ou até experimentar algumas plantas com sabores ácidos que podem ser incluídas em pratos do nosso dia a dia.
A especialista mostrou como identificar algumas plantas e ensinou sobre espécies que aliviam dores articulares, melhoram a imunidade, amenizam problemas renais, retenção de líquidos e falta de libido. Denise selecionou aproximadamente 30 espécies dentre as disponíveis no ervário, que atuam em diferentes funções terapêuticas para enriquecer o conhecimento dos participantes
Ao longo da caminhada e das explicações, a caiçara sugeriu receitas simples para diferentes problemas de saúde, como o uso do chá da carobinha, uma planta nativa pouco conhecida. A planta tem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, sendo útil para ajudar na eliminação de líquidos do corpo e aliviar a inflamação.
O encontro é uma oportunidade para descobrir algumas propriedades das plantas medicinais e de como cuidar da saúde de forma natural, resgatando a origem e conhecimentos tradicionais de uma época em que os remédios disponíveis só podiam ser encontrados na mata.
Para saber quando será realizado um novo encontro, entre em contato com o Ervário Caiçara no número (12)99763-9436. O local fica na estrada Pedra da Cruz 140, no sertão do Ubatumirim, em Ubatuba (SP).