O Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil (SPMB), é um evento bienal organizado pela Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM) e instituições de pesquisa do Brasil. O XXVI SPMB será sediado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em parceria com a Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM) e Fiocruz – Farmanguinhos, no período de 26 a 28 de outubro de 2022, na cidade de Santarém, Pará. O Simpósio terá como tema “Plantas Medicinais: Integrando conhecimento tradicional e científico”.

Cabe destacar que, a pesquisa com plantas medicinais trás evidências do tratamento de doenças a partir do uso de plantas já utilizadas pela população. É esse conhecimento que serve de ponto de partida para a Ciência em estudos de efeitos biofarmacológicos e caracterização química de espécies de plantas medicinais dos diferentes biomas do Brasil.

A UFOPA acaba de completar 12 anos, mas já vem sendo reconhecida nacional e internacionalmente pelas pesquisas envolvendo plantas medicinais. A escolha do local do evento deve-se principalmente pelo fato de Santarém situar-se em região de floresta amazônica preservada, fonte de riquíssima biodiversidade ainda pouco estudada cientificamente.

Durante o congresso serão realizadas conferências, mesas redondas, oficinas e apresentação de trabalhos que ocorrerão ao longo dos três dias de evento.

A RedesFito estará representada, no dia 27/10, pelos pesquisadores de Farmanguinhos/Fiocruz: Jefferson Pereira Caldas dos Santos, que abordará o tema “Conhecimento tradicional e científico” e Mayara Rezende, com o tema “Caminhos e desafios para regulação de óleos essenciais”.

Na seção de posteres as alunas do curso de Especialização em Inovação em Medicamentos da Biodiversidade Jéssica Leiras Mota Conegundes e Renata de Freitas Mendes apresentarão o trabalho “Case NAtiva: o potencial da inovação a partir da biodiversidade brasileira”.

Saiba mais sobre o Simpósio no endereço https://xxvispmb22.com.br/