Abertas as inscrições para o edital Inova Amazônia (16/5), que visa o financiamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação voltados para a Amazônia (https://bit.ly/3yGFAE9). O edital tem como um dos obetivos a integração e o aprofundamento de uma agenda de inovação.
As temáticas são variadas e dão conta dos desafios da região, indo da biodiversidade da Amazônia e da vigilância, controle e tratamento de doenças locais até a valorização de saberes de povos tradicionais e do patrimônio cultural, visando a inovação e humanização dos cuidados em saúde.
O edital é parte do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação, o Inova Fiocruz, criado em 2018 (https://bit.ly/3Lk62WP). A região amazônica é decisiva para toda uma agenda ambiental, daí a importância de um Inova com esse recorte. Desta forma, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) materializa à tese, aprovada em seu 8° Congresso Interno, de valorizar e realizar ações específicas em prol da soberania e desenvolvimento sustentável na Amazônia.
O Inova Amazônia ainda ajuda a consolidar a presença nacional da Fiocruz, à frente da qual está a coordenação de Estratégias de Integração Regional e Nacional da Fiocruz. Ele fortalece as ações de pesquisa do Instituto Leônidas e Maria Deane - Fiocruz Amazônia e da Fiocruz Rondônia. A fim de dar maior visibilidade e incentivo aos pesquisadores locais, as propostas estão restritas a essa unidade e a esse escritório da Fiocruz, em parceria com instituições de ciência, tecnologia e inovação dos dois estados.
A Fiocruz agradece à iniciativa e apoio das presidências da FAPEAM-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas e da Fapero, que estiveram ao nosso lado no lançamento do edital (https://bit.ly/3lbX6Zb). Espera-se que o Inova Amazônia possa integrar ainda mais a região por meio da sustentabilidade, da saúde pública e da ciência e tecnologia., valorizando em primeiro plano os saberes locais.