A nova edição da Revista Fitos, V16N1 (2022), coloca em pauta a Ciência Aberta (CA) e Periódicos Científicos: desafios do novo modelo de comunicar a ciência. Seguindo o movimento da Fiocruz no que se refere à Política de Acesso Aberto e Ciência Aberta, caminhando conjuntamente com os demais periódicos científicos da instituição.

Sobre os desafios do Acesso Aberto e da Ciência Aberta, percebe-se que está em curso um novo modo de produzir e comunicar ciência, de uma forma mais abrangente, reunindo diversos movimentos que buscam a abertura do processo de pesquisa, visando compartilhar qualquer tipo de resultado, recursos, métodos ou ferramentas empregadas no processo de investigação.

A CA engloba, também, o acesso aberto a publicações, aos dados abertos de pesquisa, aos softwares de código aberto, a colaboração aberta, a revisão por pares aberta, aos cadernos abertos de anotações, os recursos educacionais abertos, as monografias abertas, a ciência cidadã ou crowdfunding de pesquisa. Representa um novo paradigma já em curso, um novo modo de fazer ciência que se baseia em três princípios: a ciência deve ser aberta, colaborativa e feita com e para a sociedade.

Confira na nova edição da Revista Fitos. https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/issue/view/57?idU=1

 

Sem título