Nos dias 07, 08 e 09 de setembro, a ONG Iracambi, participante do Núcleo Embaúba (Zona da Mata Mineira) das RedesFito, recebeu o botânico Marcelo Neto Galvão, biólogo do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos/Fiocruz (CIBS) para auxiliar na preparação de um herbário de plantas medicinais locais.
Marcelo Neto é o Curador Adjunto responsável pela Coleção Botânica de Plantas Medicinais (CBPM), parte integrante da Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos do CIBS/Farmanguinhos / Fiocruz.
O herbário do Núcleo Embaúba integra um grupo de projetos realizados pelo Programa Terapias da Floresta Iracambi, que trabalha para a propagação de conhecimento e uso da flora medicinal da Mata Atlântica como uma forma de conservação desse bioma, entendendo ser mais fácil preservar o que se conhece e que se tem interação diária.
Durante os três dias de trabalho, Marcelo Neto e a coordenação do programa Terapias da Floresta, coletaram mais de 120 amostras de diferentes espécies das quais uma grande maioria são medicinais. Foi realizando levantamento botânico e etnobotânico, catalogação da flora medicinal e visitas as famílias rurais para conhecer melhor sobre as plantas medicinais locais e seus usos.
O levantamento das espécies foi o trabalho de base do novo herbário, que servirá de instrumento para a educação e a pesquisa local. O trabalho foi avaliado com de sucesso e agregou muito valor ao Programa Iracambi e ao Núcleo Embaúba.