O Núcleo Ipê das RedesFito, através da Associação das Mulheres Agricultoras e Produtoras Artesanais das Regiões Sul e Centro Sul Fluminense – AMARSUL, busca a partir da produção, comercialização e consumo das plantas medicinais, realizar o resgate e a valorização dos saberes tradicionais do seu uso.
O Núcleo pretende promover a inserção destas plantas no mercado, buscando o fortalecimento do grupo e a valorização do patrimônio cultural, pertinente às mulheres envolvidas com tais conhecimentos. A associação está na fase final de montagem da Unidade Produtiva, instalada em Demétrio Ribeiro, distrito do município de Vassouras. Nesse espaço são cultivadas plantas medicinais certificadas fornecidas pela RedesFito e pelas associadas, para a manutenção da coleção de espécies mais utilizadas pelas mulheres e suas famílias.
Na Unidade Produtiva serão multiplicadas as espécies vegetais para posterior distribuição às associadas e também serão realizadas capacitações para as boas práticas de produção e beneficiamento das plantas medicinais e das frutas da estação.