As RedesFito através do Núcleo Jequitibá das RedesFito tem a alegria de comunicar que o Município de Cachoeiras de Macacu acaba de dar um passo muito importante no sentido da implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde, com a publicação do DECRETO Nº 4.060, de 08 de outubro de 2020. O Decreto criou o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PMPICS) no âmbito da Superintendência de Vigilância em Saúde.
O Programa dá competência a Gerência de Vigilância e Promoção da Saúde (VigiProS) para criar um Grupo Técnico encarregado de estabelecer recomendações, diretrizes, pareceres e protocolos norteadores ao planejamento e execução de atividades e/ou procedimentos individuais e/ou coletivos no Município.
Esta vitória em muito se deve a articulação e construção coletiva promovida pelos atores locais organizados no Núcleo Jequitibá das RedesFito cobrando, propondo e construindo iniciativas que promovam saúde através das plantas medicinais e outras práticas integrativas. “É sem sombra de dúvida um passo muito importante para a saúde da comunidade Cachoeirense” declara entusiasmada a Gerente de Vigilância e Promoção em Saúde e gestora do Núcleo Jequitibá RedesFito Christiane Azevedo Rodrigues.