As RedesFito/Farmanguinhos/Fiocruz buscam integrar pequenos agricultores, pesquisadores e a grande indústria para o desenvolvimento dos fitomedicamentos no Brasil. O mapa mostra os polos de difusão da COVID-19 em partes do território do estado do Rio de Janeiro.

 
 covid 19 rj
 

Fonte: página pessoal de Jefferson Pereira na rede social Facebook

É preciso lembrar que este é um mapa dinâmico e que deverá se alterar de acordo com o registro oficial de dados de casos de contaminação. Entretanto, o que o mapa mostra neste momento é que existem 3 polos principais de difusão do coronavirus em território fluminense:

1- Região metropolitana capitaneada pela cidade do Rio que já se difundiu para a Região Serrana (Petrópolis, Teresópolis e Friburgo) indo na direção de Minas Gerais (Juiz de Fora) pela BR-040)

2-Segundo polo de difusão Vale do Paraíba capitaneado pela cidade de Volta Redonda difusão pelas cidades do vale e indo em direção a São Paulo pela Dutra.

3- Polo na região Norte Fluminense capitaneada pela cidade de Campos difusão ainda incipiente e localizada (antigo polo de produção de cana e álcool mantém sua centralidade).

A partir da visualização deste mapa é possível ainda apontar que existem ainda dois polos secundários: um na Costa do sol com as cidades de Rio das Ostras e Macaé (região do petróleo), e o outro polo na Costa Verde capitaneado pela cidade de Angra dos Reis (turismo).  O que fica evidente neste mapa é que os três principais polos de difusão, regiões dotadas de centralidade tanto em relação a economia e serviços como de mobilidade no território fluminense.