A Reunião de Fundação do mais novo Núcleo das RedesFito ocorreu no dia 27/11/19, o Núcleo recebeu o nome de Ipê, com sede no município de Vassoura, terá como área de atuação toda a Região Centro-Sul Fluminense.

Estiveram presentes no evento o coordenador do Sistema Nacional das RedesFito -CIBS/Fiocruz, Jefferson Pereira e representantes do Sindicato Rural de Barra do Piraí (Senar RJ), Secretaria de Agricultura Vassouras, Secretaria de Saúde Volta Redonda, Emater, o diretor técnico da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro, produtores rurais, Associação das Mulheres Produtoras Rurais das Regiões Sul e Centro Sul Fluminense, Associação de Produtores Orgânicos e produtores orgânicos e agroecológicos.

 Durante a reunião, o coordenador das RedesFito, explicou o que são as Redes e como estas atuam na articulação no território. Em seguida foram relatadas diversas ações já desenvolvidas pelas RedesFito e a reunião foi aberta para que os participantes relatassem suas atividades com plantas medicinais.

Em seguida, foi conversado sobre o potencial e possibilidades de projetos e como estes podem ser desenvolvidos no âmbito do Núcleo; o apoio às comunidades em projetos que contribuam para a cadeia produtiva dos fitomedicamentos e fitoterápicos, criando possibilidades de geração de renda a partir da Produção de Plantas Medicinais. O grupo discutiu sobre o planejamento das ações do Núcleo Ipê, que já está participando de dois editais: Resistência do Fundo Brasil (Ong) e Mulheres Rurais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

     Na reunião também foi definido o Núcleo Gestor do Aepl Ipê, formado por: Celeste Piassa, agricultora, técnica agrícola do IFRJ; Lilian Corrêa da Silva Bastos, farmacêutica/ analista industrial da UFJF e responsável pelo projeto de Plantas Medicinais e Práticas Integrativas Complementares da Prefeitura de Paty do Alferes; Marina Constant Bruno Macie, engenheira agrônoma da UFRRJ; Moisés Telles Madureira, engenheiro químico da UFRRJ, e Patrícia Torres: associada da AMARSUL, bióloga da UENF.