O Seminário do Arranjo Ecoprodutivo Local Juá-Caatinga, que acontecerá nos dias 18 e 19/10, na sede do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), foi organizado pelas RedesFito e por uma comissão formada por representantes do AEPL Juá-Caatinga, na cidade de Campina Grande – PB.
O tema principal abordado no seminário será “o desenvolvimento tecnológico de fitomedicamentos do semiárido em rede”, discutido com a participação de diferentes grupos de atores que compõem o AEPL/JUÁ. Participarão da discussão representantes da academia, da indústria, das comunidades rurais locais, universidades, institutos de ciência e tecnologia, organizações do terceiro setor e governo.
O Seminário Juá/Caatinga será pioneiro na discussão de projetos estruturantes capazes de viabilizar a inovação em medicamentos da biodiversidade construída de forma participativa. Esta construção acontecerá a partir das perspectivas da sustentabilidade, da ecológica, da cooperação em rede e de políticas que contemplem a repartição de benefícios e o desenvolvimento local.
Os organizadores do evento acreditam que pós 12 anos da publicação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, a realização do seminário represente uma contribuição, não apenas para o desenvolvimento tecnológico de fitomedicamentos do bioma Caatinga, mas também a ampliação das bases conceituais para a formulação de políticas públicas relacionadas com a inovação em medicamentos da biodiversidade.
Para o evento foram disponibilizadas 100 vagas, com inscrições gratuitas, que devem ser realizadas no período de 10/09 a 16/10, no site do Instituto Nacional do Semiárido. O seminário acontecerá no auditório do INSA, localizado na Av. Francisco Lopes de Almeira, s/nº, bairro do Serrotão, Campina Grande, Paraíba.
Dúvidas podem ser esclarecidas através dos contatos:
Escritório das RedesFito - Vitor Cardoso - 21 3348-5359 -
INSA - Fabiane Costa - 83 3315-6406 -