O ano de 2016 começou com um desafio para a saúde pública brasileira com um grave quadro epidemiológico provocado pelo Zika vírus, cuja transmissão se dá pela picada do mosquito vetor Aedes Aegypti. As revistas científicas da Fiocruz, somam esforços nesta empreitada, priorizando a publicação de artigos sobre a temática.
Neste contexto, a Revista Fitos publica no Volume 10 (2016), número 1, o editorial “A Ciência no uso de produtos naturais para controle do vetor do vírus Zika (ZIKV)”, escrito pela Editora da Área de Política e Gestão da Inovação em co-autoria com as pesquisadoras da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Ana Tereza Gomes Guerrero, Fernanda Savicki de Almeida e Zoraida Del Carmen F. Grillo.
No editorial, as autoras apresentam e discutem o perfil das publicações sobre produtos naturais usados no controle do Aedes Aegypti, identificando o modo de ação desses produtos em relação ao mosquito: ação repelente ou ação biocida. Chamam atenção sobre a urgência na investigação e o desenvolvimento de ferramentas terapêuticas eficazes, que sejam menos poluentes ou que sejam eficazes e seguras.
Além deste editorial, o Volume 10, número 1 publica uma comunicação breve e seis artigos científicos, nas áreas de Etnobotânica, Química, Farmacologia e Política e Gestão da Inovação. Dos seis artigos científicos, cinco tratam dos potenciais terapêuticos de plantas medicinais, sendo duas revisões de literatura e três artigos de pesquisa.
Acesse a Revista Fitos e veja o volume completo.