O coordenador do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos (NGBS), Glauco Villas Bôas e a gestora da Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos (PAF/NGBS), Sandra Magalhães Fraga participaram de reunião (26/11/15), na sede da Fiocruz-RJ, para dar início as ações do acordo de cooperação firmado em outubro, entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O acordo tem como objetivo ampliar e incentivar pesquisas técnico-científicas e o desenvolvimento de tecnologias no uso sustentável da biodiversidade. Também estavam na reunião representantes do Incra e da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde/ Fiocruz.

Entre os avanços previstos no acordo estão o aumento da produção de plantas medicinais e fitoterápicas; a estruturação de arranjos produtivos para aumentar a geração de empregos e a implementação do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara).

Na reunião foi pactuada a realização de um seminário para troca de experiências e planejamento de novas ações (início de 2016). O NGBS vai colaborar na organização do seminário, que terá a participação das instituições envolvidas no acordo e de movimentos sociais relacionados com a reforma agrária, para um relato de experiências com plantas medicinais.