logotipo redesfito

Este é um espaço reservado para a apresentação e o registro de iniciativas ou parcerias entre as RedesFitos, com Escritório sediado no Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS) e outras redes de pesquisa, formadas por grupos de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, instituições de pesquisa e ensino, governo e organizações não governamentais. Todas voltadas para ações que busquem fomentar, discutir, formular e desenvolver parcerias, voltadas às diversas áreas do conhecimento, que colaborem para a promoção da inovação em medicamentos da biodiversidade com responsabilidade ambiental e social.

 

Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) é um espaço de articulação e convergência entre movimentos, redes e organizações da sociedade civil brasileira engajadas em experiências concretas de promoção da agroecologia, de fortalecimento da produção familiar e de construção de alternativas sustentáveis de desenvolvimento rural. Atualmente a ANA articula vinte e três redes estaduais e regionais, que reúnem centenas de grupos, associações e organizações não governamentais em todo o país, além de quinze movimentos sociais de abrangência nacional.


Assossiação Brasileira de Agroecologia

A Associação Brasileira de Agroecologia reúne profissionais e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento. Desde sua criação, em 2004, a ABA-Agroecologia vem realizando e apoiando ações dedicadas à construção do conhecimento agroecológico. Os esforços da ABA-Agroecologia têm sido o de apoiar e organizar eventos de socialização de conhecimentos; estimular a participação de profissionais que se dedicam a este enfoque; manter publicações para a divulgação científica e técnica; dialogar com a sociedade para despertar o interesse por questões de caráter socioambiental; analisar e propor políticas públicas coerentes com os desafios contemporâneos; e, defender a proteção da biodiversidade como condição indispensável para o alcance de agroecossistemas sustentáveis.


Agroecologia em Rede 

É um sistema de informações sobre iniciativas da agroecologia. Nele você pode encontrar, cadastrar e enviar comentários sobre experiências, grupos, coletivos, redes e pessoas vinculadas às iniciativas de Agroecologia. As buscas pelas iniciativas podem ser feitas por localização geográfica, por áreas temáticas, por identidades dos atores envolvidos, por busca livre, entre outros filtros. Os resultados das buscas são apresentados em lista ou em mapa.


Observatório PICS

Este portal é um canal de comunicação do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) para partilhar experiências e estudos acercadessa modalidade de cuidado com pesquisadores, trabalhadores, gestores e usuários do SUS.

Abrigado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), com escritório físico no Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco), no Recife, o ObservaPICS reúne pesquisadores e colaboradores técnicos da fundação e de outras instituições do país. Tem apoio do Ministério da Saúde e conta com a parceria da Biblioteca Virtual em Saúde em Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas em Saúde (BVS-MTCI-Bireme), do Consórcio Acadêmico Brasileiro para a Saúde Integrativa e da Rede PICS Brasil.

 

Observatório de Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Bocaina 

O Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) nasce da parceria entre o Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apoiado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e pela Fiotec. Criado com o objetivo de promover o bem viver e ampliar o desenvolvimento sustentável nos territórios tradicionais da região da Bocaina, a iniciativa trabalha de maneira integrada com os povos caiçaras, indígenas e quilombolas.

Rota da Biodiversidade 

O Projeto Rota da Biodiversidade é uma parceria bem-sucedida entre o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e as RedesFito/Fiocruz. O Rota da Biodiversidade tem como objetivo a criação de polos de desenvolvimento de fitoterápicosno Brasil estruturando projetos que fortaleçam a cadeia produtiva de plantas medicinais.