I Simpósio Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos - III Semana Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos de Manaus - 09 a 11/08/17-

O Simpósio pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade além de implementar ações para a promoção do uso de plantas medicinais e fitoterápicos no âmbito do Sistema Único de Saúde, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPICS) e da Política Nacional e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PPNPMF).
O uso do conhecimento científico e tradicional será o tema principal do evento, que busca compartilhar saberes sobre as plantas medicinais e fitoterápicos com acadêmicos, profissionais de saúde, professores, pesquisadores e usuários em geral.
A conferência de abertura do Simpósio (09/08), abordará o tema “Plantas Medicinais e Fitoterápicos: da tradição à Ciência" e será proferida pelo Coordenador do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos/Fiocruz e Coordenador do Escritório das RedesFito, Glauco de Kruse Villas Bôas.
Convidados de diferentes instituições, nacionais e estrangeiras, apresentarão palestras e mesas redondas relacionadas ao cultivo, melhoramento, produção, controle de qualidade, biotecnologia e saúde pública, entre outras áreas de investigação.
Durante o Seminário acontecerá exposição de trabalhos científicos, concurso de desenho, feira de produtos agroecológicos, além de apresentações culturais.
Conheça a página do evento para outras informações.
Revista Fitos melhora qualificação pela Qualis Capes e redefine escopo

A Revista Fitos foi recentemente avaliada na Área Interdisciplinar pela Qualis Capes com qualificação B4. A Fitos publica artigos científicos originais sobre Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em medicamentos da diversidade vegetal. Reforçando o trabalho para superar obstáculos e ganhar qualidade na publicação, a equipe de editores da Fitos redefiniu o escopo da revista.
Na redefinição do escopo buscou-se a ampliação nas áreas do conhecimento para a submissão de manuscritos, abrangendo Agroecologia, Botânica, Ciências Farmacêuticas (Farmácia; Farmacotecnia; Análise e controle de Medicamentos e afins); Educação e Conhecimento; Etno-ciências (Etnobotânica e Etnofarmacologia); Engenharia de Medicamentos e Produtos Naturais Farmacologia (Farmacologia Clínica); Política e Gestão (Políticas Públicas; Política e Planejamento Governamental; Crescimento Econômico e Saúde Pública); Química e Toxicologia.
A redefinição possibilita a abertura de um novo espaço para a captação e publicação de artigos de áreas que careciam de periódicos adequados para publicação.
Visite a página da Revista Fitos e saiba como submeter artigos.
Brasília sediará o VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, o X Congresso Brasileiro de Agroecologia e o V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno

O evento será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no período de 12 a 15/09/17, quando se comemora a Semana do Bioma Cerrado. O público esperado é de aproximadamente 5.000 pessoas, de todas as regiões do Brasil e diversos países do mundo, principalmente, da América Latina.
O Congresso Latino-americano de Agroecologia é organizado a cada dois anos pela Sociedade Científica Latina Americana de Agroecologia (SOCLA). Os congressos explicitam o estado da arte da agroecologia tanto na América Latina como Ibero-América. SOCLA reúne acadêmicos, técnicos, estudantes e agricultores organizados, proporcionando o diálogo e gerando acordos que se difundem através da Carta Agroecológica ao final de cada evento.
A realização do Congresso no Distrito Federal contribuirá para o avanço na construção da política Distrital de agricultura orgânica e agroecologia e fortalecerá a articulação institucional de agroecologia do DF e Entorno na construção de espaços de diálogo, a partir de ações coletivas e participativas, com diversas instituições e entidades governamentais e não governamentais. Será um momento importante na discussão do papel da Agroecologia como elemento transformador para uma proposta de desenvolvimento rural, centrado em outra relação da natureza com as pessoas e os espaços, para a construção de sociedades mais sustentáveis.
Visite a página do evento.
|