Nos dias 4 e 5/11/19, foi realizada em Manaus, a Oficina de Planejamento Estratégico para a criação do 4º Polo da Rota da Biodiversidade no país: Polo Manaus Amazônia. A instalação da unidade dará continuidade à Oficina de Prospecção da Rota da Biodiversidade na região do Médio Purus, também no Amazonas. A ideia é integrar as duas ações para que elas atuem em conjunto.

O Polo Manaus Amazônia destina-se ao desenvolvimento de fitomedicamentos na região, baseado em Arranjos EcoProdutivos Locais. O Polo pretende trabalhar, com excelência, para o desenvolvimento sustentável e responsável de ativos da floresta, que tenham como matriz a sociobiogeodiversidade amazônica.

Durante a oficina foi elaborada, de forma coletiva, uma Carteira de Projetos e organizado um Comitê Gestor, formado por representantes das diferentes etapas da produção, que terá a função de identificar, viabilizar e acompanhar projetos, ações e questões relacionadas ao desenvolvimento da cadeia produtiva, na região.

A criação do Polo é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (Instituição responsável pelo programa Rotas da Biodiversidade), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) através das RedesFito (CIBS-Farmanguinhos). São parceiros da iniciativa a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam); a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) do Governo do Amazonas, o Instituto Leônidas e Maria Deane, também da Fiocruz; a Universidade do Estado do Amazonas (Ufam); a Universidade do Estado do Amazonas (UEA); a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); e o Banco da Amazônia.

logo redesfito em foco

Receba mensalmente as principais notícias das RedesFito diretamente em seu email cadastrando-se em nosso portal.

Cadastrar