Assista aos vídeos das RedesFito. Clique aqui.

Arrow up
Arrow down

 

A biodiversidade tem sido considerada uma importante fonte de inovação, especialmente no âmbito da indústria farmacêutica. Para o Brasil, país que abriga a maior diversidade biológica do planeta e é também o primeiro a ter uma regulamentação nacional específica sobre o tema, as vantagens competitivas são muitas. Apesar disso, a pesquisa e o desenvolvimento, em território nacional, de medicamentos a partir da biodiversidade ainda estão longe do seu potencial máximo.

Para debater a questão, a Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA) realiza no próximo dia 12 de novembro, terça-feira, a 1ª edição do seu Ciclo de Palestras. O evento abordará temas relativos à pesquisa e à produção de medicamentos a partir da biodiversidade, incluindo a importância econômica da biodiversidade brasileira, a inovação realizada por empresas do setor farmacêutico e a necessidade da interação academia-empresa. Este é o primeiro de uma série que acontecerá a cada três meses, sempre com um tema diferente.

Segundo a coordenadora do evento e consultora da área na ABIFINA, Ana Claudia Oliveira, a ideia desta primeira edição é incentivar o uso da biodiversidade pela indústria brasileira. “Nós queremos mostrar que há negócios acontecendo, que as empresas estão investindo, estão pesquisando, realizando coletas; que, apesar dos problemas no Sisgen [Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado, relacionado à Lei da Biodiversidade], as empresas estão avançando nos seus projetos”, explica.

A programação inclui quatro palestras com convidados do setor e um debate no final com a participação de associados e parceiros da ABIFINA. O diretor do Departamento de Apoio ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético, da Secretaria de Biodiversidade (SBio) do MMA, Fabrício Santana Santos, abrirá a tarde em uma apresentação intitulada A importância econômica da biodiversidade brasileira. Na sequência será a vez da CEO da Phytobios e também diretora de Biodiversidade da ABIFINA, Cristina Dislich Ropke, que falará sobre Geração de inovação a partir da biodiversidade e seus subprojetos com empresas.

Está prevista ainda a participação do chefe de departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), João Paulo Pieroni, em uma palestra sobre Uso da biodiversidade brasileira como fonte da inovação farmacêutica. A última apresentação da tarde será do conselheiro da Associação Paulista de Fitoterapia, Luís Carlos Marques, sobre A importância da interação universidade - empresa na geração de inovação.

O debate final contará com a participação já confirmada da analista de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Lídia Vaz Aguiar e do especialista em projetos sênior da Biolab, Paulo Carvalho.

O evento acontece no auditório da FIRJAN, no Centro do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.

As inscrições já estão abertas, no site  www.abifina.org.br

 

image005

 

Ciclo de Palestras ABIFINA

O Ciclo de Palestras ABIFINA surge com o objetivo de debater temas relevantes de interesse da cadeia produtiva da química fina. Previsto para acontecer a cada três meses, o evento busca promover o encontro e a troca de experiências entre especialistas dos setores públicos e privados, sobre assuntos como biodiversidade, propriedade intelectual e ambiente regulatório.

ABIFINA

Fundada há 33 anos, a Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA) trabalha em favor do desenvolvimento industrial da cadeia da química fina, contribuindo tanto para a formulação de políticas públicas como para a capacitação tecnológica das empresas. Em busca do desenvolvimento econômico sustentável, a agenda estratégica da entidade cobre os temas da inovação, fabricação local, acesso ao mercado interno, comércio exterior, propriedade intelectual e investimento produtivo. Entre os associados da ABIFINA, estão empresas privadas e laboratórios públicos.

 

Serviço

Ciclo de Palestras ABIFINA - Pesquisa e produção de medicamentos a partir da biodiversidade

12 de novembro de 2019, às 14h

Auditório da FIRJAN, Avenida Graça Aranha, nº 1, 13º andar, Centro, Rio de Janeiro

Contato para mais informações:

ABIFINA: (21) 3125-1400

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

logo redesfito em foco

Receba mensalmente as principais notícias das RedesFito diretamente em seu email cadastrando-se em nosso portal.

Cadastrar