Assista aos vídeos das RedesFito. Clique aqui.

Arrow up
Arrow down

Fonte: Site Casa de Oswaldo Cruz

Incentivar e debater novas propostas de pesquisa, além de sensibilizar historiadores para o tema das relações entre as sociedades e a natureza, em particular as plantas. Com esta proposta, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove, entre os dias 20 e 22 de agosto, o Seminário ‘Plantas e História: conhecimento, usos e circulação’. O evento será realizado de 9h às 17h, no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde, no campus da Fiocruz em Manguinhos (Av. Brasil, 4365 – Rio de Janeiro).

Voltado para estudantes de pós-graduação e de graduação, profissionais de educação e pesquisadores das áreas da história, ciências humanas, naturais e médicas, do ambiente e da alimentação, o seminário pretende, ainda, ampliar o debate e permitir que reflexão de estudiosos brasileiros sobre as plantas, sua circulação e seus diferentes usos e apropriações, em perspectiva histórica e global. Serão oferecidas 50 vagas e os interessados podem se inscrever até o dia 08 de agosto no Campus Virtual da Fiocruz.

Organizado pelo Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da COC, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a programação conta com conferências, mesas-redondas e apresentação de pôsteres. Medicina e alimentação (Ingesta), ambiente, circularidade (intercultural) e circulação (Global) são alguns dos temas de discussão.

Durante o encontro, os pesquisadores Rafael Chambouleyron, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Kapil Raj, École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS – Paris), ministrarão palestras e destacarão suas perspectivas para as relações entre as sociedades, a economia, a ciência e o mundo vegetal. O evento é coordenado pelos pesquisadores da COC,  Lorelai Kury, Ana Carolina Viotti  e André Luís Lima Nogueira, e conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Faperj.

logo redesfito em foco

Receba mensalmente as principais notícias das RedesFito diretamente em seu email cadastrando-se em nosso portal.

Cadastrar