Assista aos vídeos das RedesFito. Clique aqui.

Arrow up
Arrow down
logotipo redesfito


A 12ª edição do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - Abrascão, realizada pela Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), teve como tema o
Fortalecimento do SUS, dos direitos e da democracia”. Pela primeira vez o Congresso teve sede na Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (26 a 29/07) e reuniu 8 mil participantes.

A Revista Fitos fez sua estreia no Abrascão, no espaço reservado ao Portal de Periódicos da Fiocruz, junto com as outras seis revistas científicas  da Fiocruz. Durante o evento foram distribuídos 155 exemplares da Fitos.

Segundo a editora executiva da Revista Fitos, Rosane Abreu, o encontro permitiu informar ao público o processo de preparação da publicação, divulgar a forma de submissão de artigos ao periódico, além de esclarecer e contextualizar o funcionamento da RedesFito e do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde - NGBS.

Para garantir a representatividade nas discussões sobre o tema o Fortalecimento do SUS, dos direitos e da democracia”, a organização do evento contou com uma programação científica e mesas redondas dedicadas aos movimentos sociais, abordando a educação popular em saúde; o direito à cidade e à terra; a saúde dos povos indígenas; a população negra; as pessoas LGBTI e os moradores das periferias urbanas.

Participaram do evento intelectuais de diversas áreas da saúde e de movimentos sociais, alinhando as temáticas propostas com expressões culturais, desenvolvendo uma reflexão sobre as condições de vida da população.