Assista aos vídeos das RedesFito. Clique aqui.

Arrow up
Arrow down

Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos - PAF

Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos

A Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos (PAF), do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos/Fiocruz é uma Plataforma de Serviços Tecnológicos que realiza estudos, serviços e assessoria relacionados a inovação em medicamentos da biodiversidade.

A PAF, localizada no Campus Fiocruz Mata Atlântica – RJ, presta os serviços de georreferenciamento, identificação botânica, perfil químico e qualitativo e, quando possível, a identificação genética das plantas, através de projetos desenvolvidos por seus laboratórios.

A Plataforma possui uma equipe multidisciplinar, com expertise nas diferentes etapas do desenvolvimento da base da cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos, que desenvolve pacotes tecnológicos e metodológicos para a produção e análise de amostras de plantas medicinais com qualidade, rastreabilidade e certificação. Este desenvolvimento possibilita a validação, atualização e criação de protocolos de identificação botânica e genética, cultivo, beneficiamento, qualidade vegetal e análise química, etapas que estruturam a base da cadeia produtiva e tecnológica de plantas medicinais.

As etapas do desenvolvimento de medicamentos da biodiversidade envolvem diversas áreas do conhecimento: Botânica, Agronomia, Ecologia, Química, Farmácia, entre outras. A necessidade de interação entre as áreas, a complexidade química das plantas medicinais e sua variação quantitativa e qualitativa (como resultado a pressões ambientais e climáticas) são aspectos que trazem grande dificuldade para o desenvolvimento de medicamentos a partir de espécies vegetais da Biodiversidade. Outro fator que interfere no desenvolvimento destes medicamentos é a dificuldade de interligação entre as diferentes etapas da cadeia produtiva. Como alternativa para minimizar o problema, o Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS), implantou a Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos (PAF).

A PAF tem como princípio a produção agroecológica com respeito a biodiversidade e o desenvolvimento regional, pautado na diversidade dos biomas brasileiros. Desta forma as atividades da Plataforma são essenciais não apenas para os setores da Fiocruz que trabalham com plantas medicinais, mas também para as instituições e outros parceiros desta área. Os serviços e produtos desenvolvidos na PAF são para atender demandas de projetos do CIBS, grupos de pesquisa das unidades da Fiocruz e projetos das RedesFito, muitos deles vinculados a programas do Ministério da Saúde.

 Sem título16

A Plataforma presta serviços, realiza estudos e oferece assessoria através de projetos desenvolvidos por seus laboratórios:

Setor de Biologia da Biodiversidade (SBB)

Trabalha no desenvolvimento e na coordenação de projetos e atividades técnico-científicas, para a validação de um pacote metodológico, a partir de respostas da padronização das metodologias a diferentes variáveis e localidades.

O SBB está assim estruturado:

Laboratório de Botânica

Responsável por coletas internas e externas de material vegetal, abrigo de espécies medicinais in vivo, identificação taxonômica das espécies coletadas, guarda de sementes de espécies em estudo e banco de germoplasma. O LBB garante a rastreabilidade e a certificação da identidade de plantas medicinais através da manutenção do Herbário e de laudos técnicos de determinação botânica.

PAF SBB

Laboratório de Genética

No setor de genética é realizada a identificação molecular, que tem o papel de complementar a identificação botânica. São aplicados também estudos genéticos de populações de plantas medicinais.

Sem título88


Laboratório de Agroecologia

Realiza pesquisa, validação e aplicação de métodos e técnicas agroecológicas para a produção de plantas nas áreas de propagação, cultivo e manejo de plantas medicinais. O laboratório abriga e realiza a manutenção da Coleção de Plantas Medicinais da Fiocruz a ser indexada no Ministério do Meio Ambiente.

PAF AGROECOLOGIA

Laboratório de Beneficiamento Primário

Este laboratório efetua as etapas de seleção, secagem e moagem da matéria-prima vegetal. Trabalha no desenvolvimento e validação de métodos do processamento primário de plantas medicinais.

PAF BENEFICIAMENTO

Laboratório de Qualidade Vegetal

O laboratório assegura a qualidade dos produtos produzidos no laboratório de biologia da biodiversidade.

Imagem19

Imagem111

Setor de Química da Biodiversidade (SQB)

Trabalha na área de desenvolvimento de metodologias de obtenção de extratos, análise fitoquímica e desenvolvimento de fitomedicamentos a partir de espécies vegetais da biodiversidade.

O SQB está assim estruturado:

Laboratório de Extração

Responsável pela obtenção de extratos vegetais padronizados em escala de bancada e semi-industrial por diferentes métodos de extração. Realiza o serviço de obtenção de extratos líquidos, moles, secos e liofilizados através de protocolos padronizados e com rastreabilidade do processo. Possui um Banco de Extratos de espécies vegetais da Biodiversidade Brasileira analisado por todos os setores da PAF com diversas informações da cadeia produtiva.

PAF EXTRACAO 

Laboratório de Química Analítica

Responsável pela análise química instrumental e fitoquímica da matéria-prima vegetal, dos extratos e do produto final. No laboratório realiza-se o desenvolvimento de metodologias analíticas específicas para fitoterápicos e a identificação e quantificação de marcadores químicos e componentes majoritários. O laboratório determina a composição química das espécies vegetais analisadas através de métodos cromatográficos, fornecendo subsídios para a proposição de critérios de qualidade.

PAF QUIMICA ANALITICA

Laboratório de Farmacotécnica

Responsável pelo desenvolvimento de insumos ativos a partir de extratos vegetais padronizados para serem utilizados em formulações fitoterápicas. Realiza o desenvolvimento de formulações de diferentes formas farmacêuticas para os insumos vegetais. Todos os desenvolvimentos são realizados através de protocolos padronizados e com rastreabilidade do processo. Desenvolvimento de armazenagem do produto acabado e embalagem.

PAF FARMACOTECNICA

CONTATO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

Campus Fiocruz Mata Atlântica
Estrada Rodrigues Caldas, 3400 • Taquara
CEP 22713-375 • Rio de Janeiro • RJ.
Tel: (21) 24434742
E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.