Assista aos vídeos das RedesFito. Clique aqui.

Arrow up
Arrow down

Estudos

Autores: Glauco de Kruse Villas Bôas - Doutor em Ciências da Saúde Pública. Coordenador do Núcleo de Gestão da Biodiversidade e Saúde/NGBS, de Farmanguinhos/Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, Rio de Janeiro. Principal articulador da Fundação Oswaldo Cruz/Ministério da Saúde. Membro do Grupo de pesquisa sobre “políticas e gestão do desenvolvimento de fitomedicamentos” do Conselho Nacional de Pesquisa do Brasil/CNPq. Christiane Gilon - Doutora em Sociologia. Socianalista do Centro de Análise das Práticas Profissionais/CAPP. Especialista em Pesquisa-ação e em redes de inovação. Professora pesquisadora do Laboratório Experice - Educação ao longo da vida/ETLV do Departamento de Ciência da Educação, Universidade Paris8, Saint Denis, França. Tradução de Maria da Conceição Monteiro – Doutora em Psicologia, Gestora do Projeto Socianálise do NGBS, Farmanguinhos/Fiocruz, Universidade Anhanguera de São Paulo, Estudante do Programa de Mestrado Profissional em Farmácia - SP, Brasil.

A estudante do Master 2 da Universidade Paris 8, Mélanie Burban, veio ao Brasil para realizar pesquisa abordando o tema Educação Popular ao Longo da Vida. A estudante pautou seu trabalho em dois projetos realizados pelas RedesFitos e parceiros, desenvolvidos no extremo sul da Bahia e Itapeva (SP).

A pesquisa “Le RedesFito – Réseau brésilien d´innovation em medicaments de la biodiversité – sous le regard de l´éducation populaires”, realizada por Mélanie, foi orientada pelos professores da Universidade Paris 8 Jean-Louis LeGrand, Mônica Macedo e Christiane Gilon. No Brasil, trabalho de campo foi orientado pelo Prof. Glauco de Kruse Villas Bôas, com orientação acadêmica pedagógica da Prof. Maria da Conceição do N. Monteiro.

O trabalho de Mélanie Burban foi aprovado pela banca examinadora da Universidade Paris 8, com louvor e indicação para publicação.