Assista aos vídeos das RedesFito. Clique aqui.

Arrow up
Arrow down

banner observatorio

O Observatório Socianalítico das RedesFito (Obs-RIMB) foi criado para acompanhar as ações das RedesFito e seu papel na construção da inovação em medicamentos da biodiversidade, aplicando a Socianálise como instrumento teórico-metodológico. O espaço reúne estudos relacionados à inovação, biodiversidade, educação e saúde, possibilitando a discussão e interação entre pesquisadores, professores, políticos e estudantes dessas áreas de atuação.

Através do Observatório pretende-se estimular estudos, pesquisas, debates e construções coletivas que promovam a inovação em medicamentos da biodiversidade, através da integração entre o conhecimento científico, tradicional e popular, na perspectiva da sustentabilidade e da educação ambiental, buscando novos caminhos de desenvolvimento.  

As atividades do Observatório Socianalítico das RedesFito serão divulgadas neste Portal a fim de facilitar a integração entre atores da comunidade acadêmica e científica nacional e internacional e a sociedade de modo geral.

Este Observatório está organizado a partir dos conceitos da Socianálise. A metodologia socianalítica propicia a realização de dinâmicas e utilização de ferramentas para consolidar o diálogo entre o grupo com vistas à resolução de conflitos e superação de problemas, que ocorrem no contexto da inovação, biodiversidade, educação e saúde nos biomas brasileiros.

A equipe de trabalho constituída através do Acordo de Cooperação Internacional entre a Fiocruz e a Universidade Paris 8 será responsável pelo funcionamento do Observatório Socianalítico. Fazem parte da equipe os professores socianalistas: Christiane Gilon (Universidade Paris 8), Maria da Conceição Monteiro (NGBS/Farmanguinhos/Fiocruz) e Patrice Ville (Universidade Paris 8).

No Observatório serão publicados os resultados de assembleias socianalíticas, trabalhos de mestrado, doutorado e outras pesquisas realizadas no âmbito do acordo de cooperação, bem como aquelas relacionadas com a estrutura e funcionamento das RedesFito, abrindo o caminho para a inovação em medicamentos da biodiversidade.

A equipe responsável pelo funcionamento do Observatório poderá convidar professores e pesquisadores para colaborarem com publicações relacionadas às ações das RedesFito.

Para esclarecer dúvidas ou encaminhar contribuições entre em contato com a professora Maria da Conceição Monteiro através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.