Assista aos vídeos das RedesFito. Clique aqui.

Arrow up
Arrow down

Inovação em Fitomedicamentos

20190702 banner curso presencial

  • Tipo de Curso: Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu  modalidade presencial
  • Carga Horária: 360 horas-aula

Apresentação

O Curso de Especialização em Inovação em Fitomedicamentos é uma iniciativa do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS), integrada aos cursos lato sensu da Vice Diretoria de Ensino Pesquisa e Inovação (VEDPI) de Farmanguinhos/Fiocruz, que visa qualificar profissionais para atuarem na pesquisa, desenvolvimento e inovação de medicamentos de origem vegetal, considerando a visão dinâmica da inovação como um processo social, ambiental e econômico, inserida nas perspectivas da complexidade e sustentabilidade.

A relevância deste curso está na oferta de qualificação profissional visando atender aos desafios centrais da cadeia de desenvolvimento tecnológico de fitomedicamentos no Brasil, assim como daqueles relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso de Especialização em Inovação em Fitomedicamentos é estruturado em sete unidades temáticas que perfazem um total de 360 horas. Será realizado no campus CTM (Centro Tecnológico de Medicamentos) de Farmanguinhos Fiocruz com duração de 18 (dezoito meses), a partir de mês de março 2019.

As unidades temáticas que compõem o currículo do curso são: Inovação em Medicamentos da Biodiversidade (45 horas); Políticas Públicas (60 horas); Desenvolvimento Tecnológico em Fitomedicamentos (60 horas); Biodiversidade (45 horas); Ferramentas de Gestão (90 horas); Metodologia Científica (30 horas) e Seminários Avançados (30 horas).

A metodologia de ensino do curso inclui: aulas expositivas, aulas de campo, debates, consultas bibliográficas, estudos orientados e leituras, estudos de casos, relatos de experiências, elaboração e apresentação de atividades diversas, utilização da Comunidade Virtual de Aprendizagem e orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no qual o aluno deverá apresentar ao final do curso.

O corpo docente é composto por doutores, mestres e especialistas em sua maioria, pertencente ao quadro de Farmanguinhos e Fiocruz.

A base conceitual da inovação em medicamentos da biodiversidade traz uma reflexão a respeito do novo paradigma tecno-economico verde, de um sistema nacional de inovação em medicamentos da biodiversidade, sobre o trabalho em rede a partir de arranjos ecoprodutivos locais identificados em cada bioma brasileiro. Neste escopo estão contempladas duas oportunidades: o desenvolvimento de fitoterápicos e o desenvolvimento de fitofármacos, a partir dos ecossistemas brasileiros.

Público Alvo

Alunos com curso superior completo.

Coordenação

Glauco de Kruse Villas-Bôas
Regina Nacif da Costa