Assista aos vídeos das RedesFito. Clique aqui.

Arrow up
Arrow down

A Coleção Botânica de Plantas Medicinais, CBPM, foi criada em 2001 com apoio do Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz e da Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos (PAF) do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS) de Farmanguinhos/Fiocruz.

A CBPM tem por objetivo garantir a determinação botânica e a rastreabilidade de espécies vegetais de interesse medicinal a fim de favorecer o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, fomentando o uso sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento de projetos de CT&I relacionados a medicamentos de origem vegetal.

O acervo engloba exsicatas de vegetais de interesse medicinal, distribuídas em 145 gêneros de 62 famílias botânicas. As famílias botânicas mais representativas na coleção são Asteraceae, Fabaceae, Lamiaceae e Myrtaceae. O acervo foi informatizado com o auxílio do programa: Botanical Research and Herbarium Management System (BRAHMS). As imagens das exsicatas são digitalizadas através de escâner de alta resolução.

A Coleção dedica-se a coleta, georreferenciamento, armazenamento, permuta, preservação e determinação botânica de plantas medicinais, além de prestar assessorias nas áreas de botânica, farmacobotânica e etnobotânica a fim de atender a instituições cujos projetos sejam cadastrados na PAF.

 7185582d 9af4 4cac 93ec 65a7566edd2cXXX


SERVIÇOS

A CBPM realiza os seguintes serviços institucionais:

  • Coleta, georreferenciamento, herborização e confecção de exsicatas de material botânico de interesse medicinal.
  • Empréstimo, doação e permuta de exsicatas para instituições de ensino, pesquisa e saúde, cujas solicitações são analisadas pelo curador.
  • Depósito de exsicatas provenientes de projetos de pesquisa e/ou outras coleções.
  • Determinação botânica por meio de consulta a bibliografia especializada, comparação com outras exsicatas e/ou consulta a colaboradores externos que sejam especialistas no táxon em questão, seguindo os procedimentos gerenciais padrão (PGP) do herbário.
  • Consulta ao acervo, através de agendamento de visitas.
  • Assessorias.
  • Treinamento em coleta, georreferenciamento, herborização e confecção de exsicatas de material botânico de interesse medicinal.
  • Palestras sobre a importância da correta determinação botânica de plantas medicinais e do acesso seguro e uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos.
  • Colaborações em pesquisas nas áreas de botânica, farmacobotânica e etnobotânica.

As solicitações de serviçõe são feitas mediante o preenchimento e envio do Formulário de Cadastro de Usuário e/ou Grupo de pesquisa e do Formulário de Solicitação de Serviços que pode ser obtido junto ao curador (cbpm.fiocruz.br).

CONTATO

Campus Fiocruz Mata Atlântica
Estrada Rodrigues Caldas, 3400 • Taquara
CEP 22713-375 • Rio de Janeiro • RJ.
Tel: (21) 3416-3067
E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.